Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos
Imagem pml 1 2500 2500
PMLLiteraturaNotícias

PML vai a sua casa

Afonso Cruz abre Plano Municipal de Leitura 2020

31.03.20

A retoma do Plano Municipal de Leitura de Matosinhos ficará marcada em 2020 pelas circunstâncias associadas à pandemia em que vivemos que nos confinou a todos às quatro paredes da nossa casa.
Mas como a Cultura não pode parar, Matosinhos leva-a ao domicílio através das suas plataformas digitais, que são agora a principal forma de comunicação entre os seres humanos de todo o mundo.
Afonso Cruz é o autor que vai inaugurar as conversas online organizadas pela Câmara Municipal de Matosinhos, no âmbito do seu Plano Municipal de Leitura, desenvolvido através da sua Biblioteca Municipal - Florbela Espanca.
Deste modo será promovida uma conversa com autores portugueses, todos os meses, através de uma emissão em direto nas páginas das redes sociais do município, com o escritor Afonso Cruz a ser o primeiro convidado, já no dia 2 de abril, pelas 18.30h.
Para cumprir o isolamento social que é responsabilidade comum, a Câmara de Matosinhos refez, em tempo recorde, o seu Plano Municipal de Leitura e pô-lo ao alcance de todos.
Para tal, basta que os matosinhenses acedam à página do Facebook da autarquia (https://www.facebook.com/CamaraMunicipalMatosinhos/) para assistirem à conversa entre Afonso Cruz e o jornalista Sérgio Almeida. Será também lançado o desafio aos espectadores para que coloquem questões ao autor, através da caixa de comentários da transmissão, e que serão depois colocadas por Sérgio Almeida.
Esta é a primeira de uma série de conversas com autores, que decorrerão ao longo do ano neste formato inovador, e que contarão com a presença de escritores como Ana Margarida Carvalho, Luís Osório, Isabel Stilwell e Pedro Mexia.
Neste seu peculiar regresso, o PML de Matosinhos voltará a levar a literatura e a poesia a espaços muito pouco prováveis, desta feita diretamente a sua casa, ao domicilio, através do ecrã do seu telemóvel ou computador. Oficiada, como vem sendo habitual, pelos declamadores João Rios, Isaque Ferreira, Rui Spranger e Renato Filipe Cardoso, esta sessão de poesia “fora do sitio”, pontuará o quotidiano noturno da quarentena com pequenos episódios poéticos, procurando sobressaltar-nos com o poder das palavras, estejamos no sofá, na cama, na casa de banho ou a preparar uma refeição. Brevemente serão anunciadas os dias desta “novela” cujo o enredo é a matéria poética, preferencialmente de autores de língua portuguesa.
Ultrapassados alguns constrangimentos técnicos, também a Hora do Conto e os mais novos terão o seu momento digital à hora de irem para a cama. Pelas 20h30m, uma pequena história ou conto será apresentado através do Facebook da Biblioteca (https://www.facebook.com/BibliotecaMunicipalFlorbelaEspanca/), ajudando-os a ultrapassar esta fase com a magia do livro e da leitura.
Concebido para promover e disseminar os hábitos de leitura entre os matosinhenses de todas as faixas etárias e extratos sociais, o PML pretende constituir-se como uma estratégia integrada de promoção do livro e da leitura, da literacia e inclusão, integrando um vasto conjunto de iniciativas, como comunidade de leitores, encontros com autores e laboratórios de leitura e escrita, sessões inusitadas de poesia em espaços públicos, atividades de promoção da literacia em grupos de risco, tertúlias poéticas e lançamentos de livros.

imagem