Conteúdo atualizado em2024/06/2817:36
O Burnout é uma síndrome de exaustão emocional, despersonalização e perda de realização pessoal que ocorre associado à atividade profissional.
É caracterizado por um estado de exaustão excessiva que surge habitualmente quando a pessoa está exposta a ambientes de grande tensão/ stress profissional.
A palavra Burnout é de origem inglesa e significa "queimar até ao fim", o que subentende um esgotamento físico e mental habitualmente relacionado com a atividade física.
O Burnout é um distúrbio que pode surgir como resposta à exposição a um stress laboral crónico, perante o qual a pessoa sente que não tem estratégias adaptativas para lidar com o mesmo.
A definição deste conceito tem vindo a sofrer transformações, sendo, no entanto, consensual que é "uma resposta prolongada a stressores físicos e emocionais crónicos que culminam em exaustão e sentimentos de ineficácia" (Maslach et al., 2001), ou "uma resposta à pressão emocional crónica resultante do envolvimento intenso com outras pessoas no meio laboral" (Teixeira, 2002).
É importante entender que o Burnout é causado por uma exaustão/stress profissional e a pessoa, quando retirada da situação que lhe provoca essa exaustão/stress, melhora significativamente e recupera. Mas o Burnout pode ser acompanhado de uma depressão e, nesta circunstância, é muito provável que a pessoa continue a estar depressiva apesar de retirada da situação que lhe causava exaustão/stress profissional.
Os sintomas de Burnout podem ser 1) afetivos, como tristeza, irritabilidade, perda de controlo emocional; 2) cognitivos, nomeadamente, dificuldade de atenção e concentração, dificuldades de memória, diminuição da auto confiança no plano profissional; 3) sintomas físicos de que se destacam os sintomas psicossomáticos (ex.: “falta de ar”, coração acelerado), a fadiga e outras reações como a hipertensão arterial; 4) alterações comportamentais que podem oscilar entre a apatia e o isolamento social e o aumento da agressividade e consequentes dificuldades e interação social, a propensão para ter acidentes, etc.; 5) atitudes e comportamentos negativos relativamente ao trabalho com desmotivação e consequente menor entusiasmo, empenho e eficácia profissionais.
Disponibilizamos um questionário que pretende facilitar o reconhecimento e reflexão sobre os seus pensamentos, sentimentos e comportamentos recentes, promover a autoperceção relativamente ao Burnout e fornecer um breve feedback.
» Pode fazê-lo aqui.