Conteúdo atualizado em2024/06/2906:13
CONCEITO DO LIVING LAB
O Living Lab de Matosinhos é resultado de uma candidatura ao Fundo Ambiental e pretende ser um espaço de teste, experimentação, demonstração e apropriação, em contexto real, de soluções tecnológicas, organizacionais e sociais integradas na intersecção entre mobilidade, energia, ambiente, edifícios e conectividade orientadas para a descarbonização da cidade, configurando-se como um “bairro inteligente”. Trata-se de um palco de cocriação e inovação aberta de produtos, serviços, software, hardware e intervenções urbanas de baixo carbono, onde interagem municípios, centros de conhecimento, empresas, empreendedores e cidadãos.
Um dos elementos diferenciadores do living lab passa pela capacidade de monitorização e avaliação, em tempo real, das emissões de carbono e, logo, dos impactos da atividade do laboratório vivo na zona de intervenção e na cidade como um todo.
OBJETIVOS ESTRATÉGICOS
O objetivo do Living Lab de Matosinhos é criar um bairro inteligente, que se assuma como um espaço de baixo carbono, resiliente, acessível, participado e conectado.
Pretende-se: