
Porque queremos facilitar a vida aos nossos munícipes, porque queremos um envolvimento efetivo com as populações, damos a possibilidade aos cidadãos de enviarem a sua crítica, sugestão, dúvida, reclamação ou qualquer outro tipo de comentário sobre tudo o que se passa, vive e transforma no seu concelho.
Comente os projetos da autarquia, as iniciativas, revele-nos os seus interesses. Estes serão, com certeza, contributos que podem fazer a diferença no processo de tomada de decisão dos líderes políticos ao serviço das populações.
-
02 Julho 2019Joana Rodriguesjoana.neto.rodrigues@gmail.com
A Lenda de Cayo Carpo
Boa tarde,
Gostaria de saber se não se vai realizar mais o evento "A Lenda de Cayo Carpo".
Era uma iniciativa excelente.
Obrigada!Respondido10 Julho 2019Serviços de comunicação e Imagemcomunicacao@cm-matosinhos.ptEx.ma Sra. Joana Rodrigues
Boa tarde,
Desde já agradecemos o interesse demonstrado pelas iniciativas realizadas em Matosinhos, nomeadamente na recriação da Lenda de Cayo Carpo, no entanto, informamos que este ano não está prevista a sua realização.
No segmento das recriações, iremos realizar “Os Hospitalários no Caminho de Santiago”, de 4 a 8 de setembro, na envolvente do Mosteiro de Leça do Balio, na qual esperamos contar com a sua visita.
Caso surja alguma dúvida, não hesite em contactar.Com os melhores cumprimentos,
Câmara Municipal de Matosinhos
-
18 Junho 2019Pedro Tomáspedrotomas50@hotmail.com
Avaria na ponte móvel
Não tendo encontrado qualquer endereço de correio electrónico no site oficial da câmara municipal da cidade de Matosinhos, como forma de contacto com os responsáveis do município (o que se pode considerar de bastante estranho), sou obrigado a fazê-lo por este meio, sem sequer saber a quem me dirijo.
Assim sendo e tendo em conta o assunto deste contacto, gostaria de saber para quando pensam os responsáveis pela gestão do município de Matosinhos, criar uma alternativa válida aos dois únicos pontos de passagem entre Leça da Palmeira e Matosinhos.
Sou morador em Leça da Palmeira e todos os dias utilizo uma dessas passagens para me dirigir ao meu local de trabalho. Se as condições normalmente já são complicadas, devido ao fluxo de trânsito que é notoriamente superior à capacidade das vias existentes, quando acontecem as frequentes avarias na ponte móvel, tornam-se caóticas.
No site da CMM obviamente sugerem como alternativa para os automobilistas a passagem pela A28. Infelizmente, a determinadas horas do dia a A28 já não é alternativa para nada.
Ainda hoje não se percebe para que serviram as obras de alargamento da ponte sobre o rio Leça quando temos quatro faixas de rodagem que se transformam em duas no sentido norte/sul, para mais à frente se juntar a elas o fluxo de trânsito que vem da A4. É isto que motiva o caos diário neste ponto de passagem pela cidade de Matosinhos.
Há neste momento algum plano da parte da Câmara Municipal de Matosinhos para a resolução a longo prazo do grave problema de trânsito na cidade? É a pergunta que coloco. Se há, gostaria que o dessem a conhecer, a mim e a todos os munícipes que votaram ou não na actual gestão. Se não há, é grave.
Cumprimentos.Respondido19 Junho 2019Serviços de comunicação e Imagemcomunicacao@cm-matosinhos.ptCaro munícipe,
Agradecemos o seu email, que nos mereceu a melhor atenção.
No passado dia 13 de junho, a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) encerrou a ponte móvel de Leixões em virtude de uma avaria detetada num dos cilindros hidráulicos de movimentação do tramo sul da estrutura.
A Câmara Municipal de Matosinhos lamenta mais este incidente, como tal, que a reabertura da ponte móvel esteja prevista apenas para o dia 18 de julho, considerando que é inaceitável que não existam soluções mais céleres para um problema que se coloca desde a inauguração da ponte móvel, em 2007. Aliás, só neste mandato, a ponte móvel esteve já encerrada por duas vezes com todos os inconvenientes e constrangimentos que provoca.
Apesar de toda a compreensão que a situação nos merece, entendemos que um mês é demasiado tempo para uma travessia daquela importância estar encerrada. Esta não é a política de mobilidade que desejamos para o Concelho.
A Presidente da Câmara, Luísa Salgueiro, manifestou ontem em reunião pública do executivo, o seu desagrado com toda esta situação informando todo o executivo que enviou uma carta à administração da APDL com um protesto veemente. O executivo municipal acompanhou por unanimidade esta tomada de posição e exige uma resposta mais célere, eficaz e com menos impacto na vida da comunidade.
A Câmara reconhece os esforços da APDL para tentar minimizar os transtornos, disponibilizando gratuitamente o transporte de pessoas entre Matosinhos e Leça da Palmeira, na realidade esta situação- ainda que temporária- tem originado grandes constrangimentos quer na circulação automóvel na A28 quer no acesso aos centros de Matosinhos e de Leça da Palmeira.
Assim, o Executivo Municipal irá, junto da Administração Central, requerer a resolução mais rápida não só desta avaria em concreto como a definição de alternativas para evitar que situações semelhantes aconteçam no futuro, provocando os transtornos de sempre à população.
Mantemo-nos ao dispor para qualquer outro esclarecimento que entenda necessário.
Com os melhores cumprimentos,
Câmara Municipal de Matosinhos
-
21 Maio 2019Maria Dolores Ariasarias.marilo@gmail.com
Horta à Porta
Boa tarde, resido em Matosinhos há 2 anos e gostava de usufruir do projeto Horta à porta. Qual é o email de contacto ou a pessoa responsável do projeto? Muito obrigada
Respondido23 Maio 2019Serviços de comunicação e Imagemcomunicacao@cm-matosinhos.ptBoa tarde cara munícipe,
Informamos que poderá usar o mail geral da câmara municipal mail@cm-matosinhos.pt, ou deslocar-se à loja do munícipe para fazer a inscrição no projeto em questão.
Gratos pela atenção dispensada.
Com os melhores cumprimentos
Câmara Municipal de Matosinhos
-
02 Abril 2019Joanalsc_campeoes_9@hotmail.com
Fomentar a Prática de Exercício Físico
Boa tarde,
O presente feedback serve para sugerir que sejam colocados equipamentos de desporto, como aqueles existentes em frente à paragem do metro da Senhora da Hora e em Custoias, em mais espaços do Concelho. Numa altura em que está em voga seguir uma vida saudável e regrada, penso que este tipo de iniciativas seria benéfico para fomentar a prática de exercício ao ar livre, a par das muitas atividades que disponibilizam ("Põe-te a Mexer", por exemplo).
No caso da minha zona habitacional, dispõem de um espaço amplo que se encontra inutilizado (espaço que fica ao lado do Parque Infantil Estádio do Mar) e que poderia ser utilizado para a colocação dessas máquinas, beneficiando, e talvez até incentivando, os bastantes moradores da zona a usufruir das mesmas.
Agradeço que analisem este feedback como uma medida benéfica para todos, aproveitando os espaços pertencentes à Câmara sem utilização atual para "darem vida" aos mesmos com este tipo de iniciativas.Respondido29 Maio 2019Serviços de comunicação e Imagemcomunicacao@cm-matosinhos.ptCara Munícipe,
Acusamos a receção do seu email, que mereceu a nossa melhor atenção, e informamos que no que à atividade física e desportiva diz respeito, a Câmara Municipal de Matosinhos pretende continuar a desenvolver, neste mandato autárquico, um Programa Municipal de Desporto informal, que terá como objetivos o combate ao sedentarismo e a promoção de hábitos saudáveis. Acrescentamos que na componente desportiva, o município de Matosinhos, apoia de forma efetiva a formação desportiva das diversas entidades do nosso concelho, assim como disponibiliza através da Matosinhos Sport E.M., S.A. vários equipamentos desportivos e serviços.
Como sugestão para o acesso a informação atualizada, recomendamos que acompanhe os meios de divulgação institucionais do Município de Matosinhos, web (http://www.cm-matosinhos.pt/) e página do Facebook (https://pt-pt.facebook.com/CamaraMunicipalMatosinhos/), assim como, a informação da Matosinhos Sport E.M., S.A. disponível na web (www.matosinhosport.com).
Relativamente à colocação de equipamentos urbanos para a prática de atividade física, a Câmara Municipal de Matosinhos está a avaliar a necessidade e pertinência deste tipo de equipamentos considerando as necessidades e os requisitos legais vigentes, assim como, as necessidades e anseios que o nosso concelho apresenta.
Mantemo-nos ao dispor para qualquer outro esclarecimento que entenda necessário.
Com os melhores cumprimentos.
Câmara Municipal de Matosinhos
-
11 Março 2019Gilberto Silvagilberto_rsilva@hotmail.com
Estacionamento e descargas indevidas
Boa tarde tenho uma questão,
Em frente ao meu prédio constantemente estacionam carros e fazem cargas e descargas em cima do passeio impossibilitando muitas vezes a passagem dos peões.
Gostaria de saber se seria viável a câmera colocar mecos ou pinos na zona do passeio para evitar este tipo de situações mesmo para pessoas com dificuldades motoras e utilizadores de cadeirinhas de rodas.
Atenciosamente
Gilberto SilvaRespondido14 Março 2019Serviços de comunicação e Imagemcomunicacao@cm-matosinhos.ptCaro munícipe,
Informamos que para que possamos avaliar a possibilidade de colocação de mecos ou pinos como sugere necessitamos que nos indique o arruamento a que se refere.
Aguardamos o seu feedback.
Com os melhores cumprimentos
A Câmara Municipal de Matosinhos
-
14 Janeiro 2019Pedro Manuel Oliveira Almeidapedro.m.o.almeida@gmail.com
velocípede com motor
Ex-mos srs:
Pedro Manuel Oliveira Almeida portador do c.c com o nº 09818443, vinha expôr a seguinte situação:
Em meados dos anos 90 possuí uma viatura velocípede com motor de 50cc marca "casal" que me foi furtada em 1998 guardada numa garagem em casa de amigo,entretanto já falecido. Ausente da cidade na altura e por vários anos, pretendia resolver a anulação do registo e para isso pedia à C.M.Matosinhos que confirme se até Março de 1998 existe algum registo em meu nome, mesmo não tendo o livrete e existindo da minha parte a dúvida se a mesma possa antes estar registada na Câmara do Porto.
Com os meus melhores cumprimentos e agradecendo:
Pedro Manuel Oliveira AlmeidaRespondido16 Janeiro 2019Serviços de comunicação e Imagemcomunicacao@cm-matosinhos.ptExmº Sr. Pedro Almeida,
Informamos que não existe nos nossos serviços nenhum registo de velocípede com motor em seu nome.
Mantemo-nos ao dispor para qualquer outro assunto que entenda necessário.
Com os melhores cumprimentos
Câmara Municipal de Matosinhos
-
12 Outubro 2017Thiago MatosThiago.mmd1@hotmail.com
Recreio das Escolas
Boa tarde,
recebi há dias uma revista sobre a educação em Matosinhos e os projetos em que a autarquia está envolvida. Numa próxima edição poderiam mostrar os espaços que as crianças têm para brincar em dias de chuva.
Infelizmente a maior parte das escolas são monstros de betão, sem árvores e sem um coberto que permita às crianças brincar quando chove. Como tal, ficam enclausuradas e apinhadas em corredores sem espaço para fazer aquilo a que têm direito: brincar. Numa escola com 5 turmas da Pré, serão cerca de 125 crianças num corredor a suar, a berrar, a escorregar, etc. num ambiente nada saudável e nada positivo.
Ouve-se que, eventualmente, as sugestões de construção de cobertos são recusadas pelos senhores arquitetos. Será? Não sei! Também não sei se aquando da construção estariam a contar com grande mudanças climatéricas, o que poderá justificar as construções.
Assim, agradecia informações sobre que solução dá a Câmara para as NOSSAS crianças brincarem durante os VÁRIOS meses de inverno, que, como TODOS sabemos, são muito chuvosos.
Grato pela atenção.
Thiago DrumondRespondido19 Outubro 2017Serviços de comunicação e Imagemcomunicacao@cm-matosinhos.ptExm.º Sr. Thiago Drumond
Agradecemos o seu email. A brochura “12 anos de Educação em Matosinhos”, que rececionou, mostra o muito que se fez nesta área no concelho de Matosinhos, não só no que respeita as infraestruturas escolares, mas também na existência de inúmeros projetos que contribuem para a luta contra o insucesso e o abandono escolares, a aposta na literacia de todos os cidadãos, na inclusão, na promoção da saúde etc..etc..
Como pôde constatar, foi feito um grande investimento ao nível das infraestruturas escolares com uma intervenção de construção e requalificação de grande vulto. Todas as intervenções seguiram as regras estabelecidas pelas entidades competentes, nomeadamente DGEstE, ULS, entre outras, no sentido de dar resposta às necessidades, regras de segurança e utentes das instalações educativas.
A questão que aborda relativamente à inexistência de cobertos poderá ser colocada nuns casos mas não se pode extrapolar para todos os edifícios. O que não existe efetivamente é cobertos que começam na entrada da escola e se estendem a todas as entradas dos edifícios porque seria tecnicamente impossível e questionável em termos de segurança e eficácia. As escolas recentes, contrariamente às antigas têm já alguns espaços polivalentes interiores que minimizam os problemas que existem sempre nos dias de chuva, no entanto, como saberá, os dias de chuva são e serão sempre dias difíceis em muitas situações das nossas vidas, no trânsito, nos acessos às escolas, enfim na vivência do dia a dia. Felizmente que nem todos os invernos são muito chuvosos como afirma, alternando entre mais secos e mais chuvosos embora tal já não dependa de nenhum de nós.
Registamos a sua crítica e tê-la-emos em conta para análise casuística e resolução, caso se considere oportuno e pertinente.
Com os melhores cumprimentos,
Câmara Municipal de Matosinhos
-
02 Outubro 2017Manuel José Lopesmanueljoselopes@yahoo.com
espaços de desporto e lazer
Hoje em dia reconheço que o meu concelho está mais bonito e com mais espaços verdes que incentivam a actividades ao ar livre. Como utilizador destes espaços, gostaria que os locais que habitualmente são utilizados para correr e andar mantivessem durante todo o anos os bebedouros de agua disponíveis e em boas condições.
Um pouco às imagem dos nossos vizinhos espanhóis, também poderíamos ter mais espaços para jogar mais desportos ao ar livre (ex: tabelas de basket, redes de volei, etc), por exemplo em locais que hoje se encontram abandonados ou junto à nossa longa costa marinha.Respondido01 Fevereiro 2018Serviços de comunicação e Imagemcomunicacao@cm-matosinhos.ptCaro munícipe,
Agradecemos o seu contacto e informamos, em resposta ao seu pedido de informação, que a Câmara Municipal de Matosinhos pretende desenvolver, neste Mandato Autárquico, um Programa Municipal de Desporto Informal, o qual terá como objetivos o combate ao sedentarismo e a promoção de hábitos de vida saudáveis.
Para tal, será potenciada a prática coletiva de Desporto não federado em diversos espaços do Concelho de forma livre, o que vai, agradavelmente, ao encontro da sua sugestão.
Propomos, assim, que consulte a nossa página de internet (www.cm-matosinhos.pt), pois entendemos que é o meio de comunicação mais eficaz para ir acompanhando todos os desenvolvimentos em curso.
Com os melhores cumprimentos,
Câmara Municipal de Matosinhos
-
15 Julho 2017Miguel Telesjoaomiguelteles@gmail.com
Parquimetros/multa
Caros(as) Senhores(as),
Desloquei-me a Matosinhos hoje de manhã (Sábado) como tantas vezes o fiz, até porque já fui morador dessa cidade.
Quando estacionei o carro não reparei que a rua tinha parquimetros novos para pagar também ao Sábado.
Ao tomar café notei que muitas ruas que anteriormente não tinham parquimetro agora já o têm.
Desloquei-me ao meu carro para o pagar (15 minutos depois de estacionar) e já tinha multa - €6.45.
Certifiquei-me que não gastei nem mais um cêntimo nessa cidade.
Ia almoçar com a minha família e não o fiz por causa da multa/parquimetro a um Sábado.
A médio/longo prazo deixarei de me deslocar à V/ cidade, deixando, propositadamente um prejuizo ainda maior (mesmo que pequeno) à vossa economia local.
Como conselho digo-vos que taxas e taxinhas não resolverão os problemas da vossa localidade e têm mesmo um impacto negativo na economia local.
Cumprimentos,
Miguel TelesRespondido08 Agosto 2017Serviços de Comunicação e Imagemcomunicacao@cm-matosinhos.ptCaro Munícipe
Agradecemos o seu contacto e informamos que foi implementado estacionamento pago nas artérias predominantemente comerciais do centro da cidade de Matosinhos, para procurar resolver um problema de escassez de lugares de estacionamento disponível para os clientes do comércio e serviços. São cerca de 1100 lugares nestas condições. Não obstante, foram criadas outras opções de estacionamento, como o parque da marginal de Matosinhos que, de outubro a junho de cada ano terá um custo máximo diário de 1€ e nos restantes meses (época balnear) terá um custo máximo de 2€ por dia. Se pretender pode ainda optar por estacionamento gratuito nas imediações das zonas pagas, como a Av. Norton de Matos ou a Av. Duarte Pacheco, ou ainda, usar um dos parques de estacionamento gratuitos no centro da cidade, como o Parque 25 de Abril ou o Parque das Piscinas.
Certos da melhor compreensão
Com os melhores cumprimentos
Câmara Municipal de Matosinhos -
08 Maio 2017Antonio Teixeiraantonioteixeira314@gmail.com
sinalizaçao nas festas do Sr de Matosinhos
Boa tarde. Como morador e cidadão matosinhense gostaria de sugerir a introdução temporária de espelhos nos cruzamentos das ruas onde a romaria do Sr de Matosinhos de desenvolve. Pois como devem calcular torna-se muito perigoso circular nestes locais onde as barracas da romaria vão até ás esquinas .
Os locais que me parecem mais perigosos são os cruzamentos da rua Dr Filipe Coelho e rua Do Godinho.
Muito Obrigado
Antonio TeixeiraRespondido18 Maio 2017Serviços de comunicação e Imagemcomunicacao@cm-matosinhos.ptCaro munícipe,
Agradecemos a sua sugestão, no entanto, e após análise dos serviços competentes sobre a situação mencionada, não nos parece conveniente proceder à colocação temporária de espelhos parabólicos, apenas no âmbito das Festas do Senhor de Matosinhos, devendo, quer os condutores, quer os transeuntes, ter os necessários cuidados a circular, em particular durante este período em que decorre o evento.
Mantemo-nos ao dispor para qualquer outro esclarecimento que entenda necessário.
Com os melhores cumprimentos
Câmara Municipal de Matosinhos
-
24 Abril 2017Arnaldo Trindademigueltrini@gmail.com
Ciclovia defeituoso sem rampa e continuidade
Bom dia,
Ontem depois de um passeio na marginal de bicicleta com o meu filho, que estávamos de volta a casa deparamo-nos com uma situação recorrente que normalmente evito mas que ontem não conseguimos pela qtd de pessoas no passeio. Por este motivo o meu filho de 6 anos teve de entrar na ciclovia defeituosa onde caiu e se feriu.
Falo da ciclovia situada na R. Sousa Aroso 22, 4450 208 Matosinhos, mesmo em frente à entrada do Restaurante Proa tem uma ciclovia mal construída, sem continuidade e perigosa.
Mal construída por não ter continuidade, ou seja, é uma ciclovia de aprox 20 metros assim como a consequente em frente à nova Pizza hut, onde não se entende para onde seguir depois de acabar....para o passeio, para a estrada...com crianças tudo fica mais complicado.
Perigosa porque a entrada para a ciclovia não é assistida por uma rampa. isto faz com que quem entre na ciclovia possa cair como sucedeu com o meu filho, por não se notar que vamos entrar, não numa rampa de acesso mas sim num degrau acentuado. Escusado será dizer que não dá para sair da ciclovia sem desmontar a bicicleta.
Assim peço celeridade para a rectificação da situações anómalas pois é uma zona de grande movimento, e convém a politica de investimento nas ciclovias não passsar apenas por isso mesmo, uma "politica".
Aguardo os vossos comentários.
Orbigado,
Arnaldo TrindadeRespondido11 Julho 2017Serviços de comunicação e Imagemcomunicacao@cm-matosinhos.ptCaro munícipe,
Informamos que introduzir segurança e dar continuidade à ciclovia da rua Sousa Aroso é um dos objetivos da autarquia. Este objetivo está dependente duma empreitada para a requalificação deste arruamento, empreitada essa que se atrasou por várias razões mas que se prevê iniciar em breve, provavelmente ainda durante este mês.
Com os melhores cumprimentos
Câmara Municipal de Matosinhos
-
24 Fevereiro 2017Ricardo Ferreirarikardojpf@hotmail.com
Sinalização rodoviária vandalizada
Ex.mos Srs.,
Relativamente à sinalização rodoviária existente na Rua Nossa Senhora de Fátima na Senhora da Hora , nomeadamente de proibição estacionamento de veículos pesados nas zonas de baías de estacionamento é inexistente (vandalizada).
Agradecia a reposição desta sinalização para evitar o estacionamento de veículos TIR de grandes dimensões que tem ocorrido nestas baías.
Obrigado.
Cumprimentos,Respondido10 Março 2017Serviços de comunicação e Imagemcomunicacao@cm-matosinhos.ptCaro munícipe,
Informamos que os serviços da Câmara de Matosinhos estão a analisar a situação descrita e a procurar encontrar a melhor solução para a mesma.
Com os melhores cumprimentos
Câmara Municipal de Matosinhos
-
31 Janeiro 2017Luís Figueiraluis.figueira@gmail.com
Rede Wi-Fi na biblioteca de S. Mamede Infesta
Exmos. Senhores,
Sou residente em S. Mamede Infesta e recorro ao vosso contacto para solicitar a reposição de rede de internet sem fios na biblioteca de S. Mamede Infesta, a qual possuía tal serviço há alguns anos. Enquanto espaço de trabalho e pesquisa, considero grave a inexistência de acesso wireless à internet. Não será de mais recordar a mais-valia que tal serviço representa na promoção e dinamização de um espaço cultural de excelência como é o caso da biblioteca.
Sendo frequentador habitual destes espaços, mais acrescento ser caso inédito entre as várias bibliotecas que conheço, um pouco por todo o país - até mesmo em concelhos no interior do país, como Paredes de Coura, Marco de Canavezes e Chaves, entre outros!
Agradeço assim a reposição deste serviço o mais atempadamente possível.
Certo da vossa melhor atenção, subscrevo-me com os melhores cumprimentos,
Luís FigueiraRespondido09 Fevereiro 2017Serviços de comunicação e Imagemcomunicacao@cm-matosinhos.pt
Caro munícipe,Agradecemos o seu contacto. A sua questão é bastante pertinente e os nossos serviços já estão a ultimar os recursos necessários para a reparação deste serviço que tanta falta faz num espaço como a biblioteca.
A aquisição do material já está efetuada faltando apenas a configuração e instalação do mesmo. Este é um procedimento que implica alguma morosidade, uma vez que a Câmara Municipal não possui recursos humanos próprios para a execução deste trabalho, tendo sido necessária a contratação do serviço pelos meios legais existentes. Assim, e tendo em conta este pressuposto, não nos é possível avançar com uma data concreta para a resolução desta questão, contando-se que a mesma deverá estar solucionada até meados deste ano.Certos da melhor compreensão,
Com os melhores cumprimentos
Câmara Municipal de Matosinhos
-
23 Novembro 2016Luís Gasparluis.lgaspar@gmail.com
Fecho da requalificação do parque escolar de Matosinhos
Foi com muita satisfação que li no sitio da C.M.M. sobre a inauguração da nova escola básica do Estádio do Mar.
Contudo, fico preocupado com a indicação por parte do Presidente de que está dado por terminada a requalificação do parque escolar de Matosinhos.
O meu filho frequenta a escola básica do Godinho do concelho de Matosinhos.
É uma pequena escola frequentada por cerca de 2 centenas de alunos onde o edíficio não tem nada de sedutor, mas fico contente que o Presidente Guilherme Pinto afirme, relativamente às escolas, que "os edifícios têm que ser sedutores".
Até Agosto de 2016 a cobertura do edificio da escola do Godinho tinha amianto, felizmente a câmara já resolveu esta situação.
Esta escola continua contudo a necessitar de uma reformulação a vários níveis, dou apenas alguns exemplos, naturalmente os que mais me preocupam: o piso do recreio é bastante irregular e periodicamente têm acontecido acidentes com os alunos; não existe um recreio coberto - ou seja quando chove não existe recreio ao ar livre e os alunos ficam todos concentrados/sentados no pavilhão polivalente.
Peço ao Sr. Presidente para visitar a escola básica do Godinho ver as condições da escola, escutar os alunos, professores e funcionários, para que estes lhe possam transmitir o que necessitam para melhorar esta escola.
Estou certo que o seu apoio irá ajudr a transformar a escola do Godinho num edifício mais sedutor.Respondido24 Novembro 2016Serviços de comunicação e Imagemcomunicacao@cm-matosinhos.ptCaro munícipe,
Agradecendo a sua comunicação sobre o assunto da requalificação do parque escolar de Matosinhos, informamos que, de facto, esta não está finalizada. Na verdade, para além da EB do Estádio do Mar, ainda existe outro equipamento que não foi inaugurado, a EB Irmãos Passos. Tal como disse o Presidente: "Com a construção desta escola encerramos um ciclo iniciado em 2005. Estamos a desenvolver os projetos para resolver mais algumas situações - a ES Abel Salazar, a ES da Boa Nova e mais algumas escolas do 1.°, 2.° e 3.° ciclo".
Relativamente à EB do Godinho, como bem refere, têm vindo a ser feitas, paulatinamente, um conjunto de intervenções necessárias. Diga-se a este respeito que, tanto a direção do AE Matosinhos como a Associação de Pais, têm sido interlocutores permanentes para a resolução de problemas detetados, no sentido de a tornar uma escola cada vez mais sedutora. Ainda na semana passada, se realizou uma reunião com vários representantes da Associação de Pais onde foram elencados os problemas existentes e onde foram apontadas soluções para os resolver, como é o caso do piso exterior do recreio e o escoamento das águas assim como a cobertura parcial de uma parte do recreio, não esquecendo equipamento informático, estores para as salas de aula, entre outros.
Como compreenderá nem tudo se pode fazer de uma só vez, mas existe total empenhamento para que, no decurso deste ano letivo, se resolvam os problemas diagnosticados, de uma forma faseada.
Creia que a autarquia, os pais, o pessoal docente e não docente têm um desejo comum: fazer da EB Godinho uma escola onde dê gosto trabalhar, estudar e brincar e tal será possível com a colaboração de todos.
Aproveito para sugerir que contacte também a Associação de Pais para conhecer também o papel importante que tem tido na criação das melhores condições para atingir esse objetivo e que com ela colabore de uma forma entusiasta como tem sido o espírito dos seus membros até ao momento.
Mantemo-nos ao dispor para qualquer outro esclarecimento que entenda necessário.
Com os melhores cumprimentos
Câmara Municipal de Matosinhos
-
16 Novembro 2016Susana Pintomissymins@gmail.com
Horário e local das AEC no Município de Matosinhos
Boa tarde!
Sendo a minha filha utente da Escola Básica de Santiago, 1º ano turma B, venho por este meio demonstrar o meu desagrado para com os horários e local escolhidos para as Actividades Extra Curriculares.
Aquando da inscrição da minha filha nestas actividades, pensei eu que seriam lúdicas e fora da sala de aula e após as 16h.
Pelo fato de estas serem integradas com o plano educativo, em horário variado e dentro da mesma sala de aula, a diferencia de carga horária entre o pré-escolar e ensino básico é abismal, para crianças de 5/6 anos de idade.
Desta forma, as crianças tem de estar sentadas no mesmo local das 9 ás 17.30h (com a exceção da Activiade Física), com pouco tempo de relaxamento (apenas têm intervalo das 10.30 ás 11h, 12.30 ás 14h e 15.30-16h).
Posso afirmar que desde o inicio das aulas que a minha filha se encontra ansiosa, com pouco tempo para brincar e ser feliz.
Após reunião com a Prof. Maria José Cardoso, fiquei também a saber que a dificuldade de concentração dos alunos é reduzida (a turma contem 26 alunos), prejudicando o aproveitamento escolar.
Gostaria que este assunto fosse refletido e pensado de acordo com a idade tenra dos alunos e que pudessem re-estruturar as AEC, á semelhança de outros concelhos e como afirmado pelo Sr. Ministro da Educação, de forma LÚDICA e FORA DA SALA DE AULA.
Gostaria de obter uma resposta a este assunto.
Grata por toda a atenção disponibilizada.
Melhores cumprimentos
Susana PintoRespondido21 Novembro 2016Serviços de comunicação e Imagemcomunicacao@cm-matosinhos.ptCara munícipe,
Informamos que, por definição, as atividades de enriquecimento curricular são de oferta obrigatória e de frequência gratuita, sendo a inscrição facultativa. A sua natureza aponta para o domínio desportivo, lúdico, formativo e cultural, de ligação da escola com o meio, entre outros, devendo a sua oferta ser adaptada ao contexto da escola com o objetivo de atingir o equilíbrio entre os interesses dos alunos, a formação e o perfil dos profissionais que as asseguram e os recursos materiais e imateriais de cada território. Cabe ao Conselho Geral do agrupamento de escolas deliberar sobre os domínios de oferta das AEC e fixar as respetivas durações diária e semanal, mediante parecer do Conselho Pedagógico, mediante auscultação da entidade promotora, neste caso a autarquia.
Efetivamente, tem sido sugestão da autarquia a flexibilidade dos horários das AEC, no intuito de criar as melhores condições para o seu desenvolvimento e operacionalização, pois desta forma, é possível construir horários maiores para cada docente e garantir que as AEC existem realmente. Assim, é possível assegurar as atividades ao longo do ano letivo, com professores mais empenhados, o que não aconteceria com horários pequenos, os quais levam à desistência por parte dos docentes que buscam uma maior estabilidade. Esta sugestão da autarquia foi aceite pelo Conselho Geral e pelo Conselho Pedagógico do agrupamento, de acordo com o estipulado legalmente.
Relativamente à supervisão das AEC, esta é da responsabilidade dos órgãos competentes do agrupamento de escolas, de acordo com o estabelecido no Regulamento Interno.
Em conclusão, as áreas de atividade em curso no AE Irmãos Passos foram escolhidas pelo agrupamento para as diferentes faixas etárias e a planificação das mesmas envolve os departamentos curriculares, o professor titular e o respetivo docente das AEC, não havendo interferência da autarquia no decurso das mesmas. No entanto, todos os contributos e toda a colaboração que possa ser dada pelos pais e encarregados de educação são importantes para a reflexão que o agrupamento e a autarquia possam fazer futuramente, à luz dos normativos em vigor.Com os melhores cumprimentos
Câmara Municipal de Matosinhos