PiratasRecriaçõesHistóricasNotícias

Chegou ao fim mais uma edição

Recriação histórica "Os Piratas" foi um sucesso

08.07.19

Durante três dias, milhares percorreram a zona envolvente ao Forte Nossa Senhora das Neves, em Leça da Palmeira, e vibraram com um dos maiores eventos promovidos pela Câmara Municipal de Matosinhos.
Além de dar a conhecer o património histórico e cultural do Concelho, esta importante recriação histórica contribui para a atração do turismo e para a dinamização da economia local, nomeadamente no setor da restauração.
Este regresso ao passado levou os visitantes a uma viagem desde o início no século XVI até ao tempo áureo da pirataria, entre finais do século XVII e o século XVIII. Foi durante este período que ocorreram os maiores danos, entre raptos e pilhagens, que se fizeram sentir na costa portuguesa. Aliás, já nessa altura, Matosinhos era um porto comercial importante. Para minimizar os ataques dos piratas, foi construído o Forte Nossa Senhora das Neves, entre outras fortificações edificadas ao longo da costa.
O programa de “Os Piratas” foi recheado como habitualmente, oferecendo aos visitantes um conjunto de atividades para toda a família. Visitas guiadas, caça ao tesouro, artesanato, música, dança, malabarismo e acrobacia, animação itinerante, duelos e zaragatas, e, claro, está a gastronomia bem presente nas tabernas que adornaram o recinto.
Se gosta de recriações históricas, saiba que em setembro estão de regresso “Os Hospitalários no Caminho de Santiago”. De 4 a 8 de setembro, a zona envolvente ao Mosteiro de Leça do Balio será palco de mais uma feira medieval.