CasadoDesignDesignExposiçãoNotícias

Exposição “Design Macau XX”

Na Casa do Design de Matosinhos, até 18 de agosto

19.06.19

A exposição “Design Macau XX” já está de portas abertas. A inauguração aconteceu ao final da tarde de hoje e contou com a presença da Presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, da Presidente da Assembleia Municipal, Palmira Macedo, do Vereador da Cultura, Fernando Rocha, e dos curadores da exposição, Emanuel Barbosa e James Chu.

A mostra, que deriva de um projeto conjunto do Macau Design Centre e da Associação Cultural Portuguesa, em parceria com a esad—idea Investigação em Design e Arte e a Casa do Design, reúne 60 projetos produzidos nos últimos vinte anos por vinte estúdios de design de Macau, e pode ser visitada na Casa do Design de Matosinhos até ao dia 18 de agosto e tem entrada gratuita.

A exposição dá a conhecer o atual panorama criativo de Macau em áreas como o design de cartaz, de livros, de branding, de embalagem, de produto e de projection mapping. Em destaque está o trabalho criativo de gabinetes como o Jan Design, o Chii Design, o Cliffs Studio ou o Shidu Art Consultants.

A transferência da soberania de Macau de Portugal para a China, oficializada em 20 de dezembro de 1999, constituiu um momento marcante na história dos dois países. Com a chegada dos portugueses no século XVI, Macau tornou-se numa importante porta de entrada da civilização e da cultura ocidentais na China. Durante quatrocentos anos, o intenso intercâmbio de culturas ocidentais e orientais moldou uma identidade muito própria para o território que foi o primeiro entreposto europeu na China e a última colónia europeia no país.

Após 1999, o ritmo e dinâmica do território alteram-se radicalmente. Crescentemente influenciada pela cosmopolita vizinhança de Hong-Kong e pela economia chinesa, a identidade cultural macaense deu origem a um inventivo processo de criação na área do design, que a exposição “Design Macau XX” dá agora a conhecer.

Exposição “Design Macau XX”
Casa do Design, Matosinhos
19 de junho a 18 de agosto de 2019
Casa do Design. horário: Segunda a sexta-feira das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. Sábados, Domingos e Feriados: 15h00 às 18h00.

Estúdios em destaque:
Jan Design +