Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos
ConstantinoNeryNotícias

Pré-abertura do PortoCartoon

Exposição totalmente dedicada a Bob Dylan vai estar Constantino Nery

16.05.19

imagemQuantos rostos tem Bob Dylan, cantor, compositor e Prémio Nobel da Literatura? Serão inúmeros, decerto – e cem das possíveis caricaturas da carismática fisionomia de Dylan vão estar expostas a partir de sábado, 18 de maio, na mostra que assinala a pré-abertura do PortoCartoon-World Festival.

A inauguração da exposição, patente no Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery, está marcada para as 16 horas, altura em que poderão ser conhecidos os melhores trabalhos que concorreram ao Prémio Especial de Caricatura que o PortoCartoon este ano dedicou ao músico que deu voz a canções tão célebres como "Blowin' in the Wind", “"The Times They Are a-Changin'", "Like a Rolling Stone", “Just Like a Woman”, “Mr. Tambourine Man” ou “Subterranean Homesick Blues”.

Resultado de uma parceria entre o Museu Nacional da Imprensa e a Câmara Municipal de Matosinhos, a exposição vai estar patente até 9 de junho, dando a conhecer, entre muitos outros, o cartoon do brasileiro Luiz Carlos Fernandes, vencedor do Prémio Especial do PortoCartoon (imagem em anexo). Também lá estarão os trabalhos que conquistaram (ex-aequo) o segundo prémio, produzidos pelo australiano David Rowe e pelo português António Santos (Santiagu). O terceiro premiado foi Omar Figueroa Turcios, de Espanha.

A dimensão do fenómeno global e transgeracional que Bob Dylan continua a ser ficou sobejamente atestada pelo facto de este Prémio Especial, criado em 2013, ter sido o mais concorrido de sempre, a despeito de as anteriores edições terem sido dedicadas a personalidades como Hemingway, Mandela, Chaplin, Picasso, Woody Allen, Amália Rodrigues ou Cristiano Ronaldo.

“Dylan construiu, num certo sentido, a sua própria iconografia, mas também a sua própria caricatura – e talvez este seja o motivo mais óbvio para explicar o enorme sucesso deste Prémio Especial de Caricatura”, considera a presidente da Câmara Municipal de Matosinhos no texto que escreveu para o desdobrável da exposição.

Bob Dylan, recorde-se, comemora o seu 78º aniversário no dia 24 de maio, tendo atuado no início deste mês num concerto no Coliseu do Porto.

imagem

Artigos relacionados: