Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos
LiteraturaemViagemLiteraturaCulturaNotícias

Chega ao fim mais um LEV

Vencedor de Prémio Pulitzer encheu Constantino Nery

13.05.19

“A última viagem” Literatura em Viagem (LEV) chegou ao fim. O tema que deu mote à 13ª edição do festival promovido pela Câmara Municipal trouxe a Matosinhos mais de 10 autores portugueses e estrangeiros.
Ao longo de três dias, foram muitas as atividades à volta das viagens, que se dividiram entre o Salão Nobre dos Paços do Concelho, a Biblioteca Municipal Florbela Espanca e o Teatro Municipal de Matosinhos- Constantino Nery. Conversas, oficinas de escrita, visitas a escolas, apresentação de livros e música foram alguns dos atrativos da edição deste ano.
Ontem, o último dia do festival literário, no Teatro Municipal de Matosinhos- Constantino Nery, ficou marcado pela entrevista ao norte-americano Michael Cunningham conduzida pela jornalista/escritora Filipa Melo.
O escritor, de 66 anos, conta já com vários prémios no seu currículo literário, com destaque para o Prémio Pulitzer para ficção conquistado em 1998 com o seu romance “As Horas”. Em 2002, a obra foi adaptada para o cinema pelo realizador Stephen Daldry e contou com as interpretações de Nicole Kidman (vencedora do Óscar de Melhor Atriz com esta película), de Julianne Moore e de Meryl Streep, três mulheres de gerações diferentes cujas vidas são entrelaçadas pelo romance “Mrs. Dalloway”, de Virginia Woolf.
Antes da entrevista de Michael Cunningham, realizou-se uma mesa de debate sobre o tema «O céu como destino», que juntou Helena Vasconcelos e Mário Correia numa conversa conduzida por Tito Couto. Recordou-se Artur Sacadura Cabral, aviador e oficial da Marinha portuguesa, desaparecido no Mar do Norte, e a primeira travessia aérea do Atlântico Sul, que realizou juntamente cm Gago Coutinho.
Já depois da conversa com Michael Cunningham, falou-se de «Heróis do mar e não só». Hélder Gomes moderou o debate em torno dos naufrágios e a sua relação com o cinema e a literatura, com as participações do cineasta João Canijo e do escritor/político Rui Tavares.
O LEV fechou com a ciência e o tema «Espaço, a derradeira viagem». Num debate conduzido por Miguel Gonçalves, os investigadores Carlos Fiolhais e Rui Agostinho falaram das vicissitudes da conquista do espaço.

image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title

Artigos relacionados: