LiteraturaemViagemLiteraturaCulturaNotícias

Chega ao fim mais um LEV

Vencedor de Prémio Pulitzer encheu Constantino Nery

13.05.19

“A última viagem” Literatura em Viagem (LEV) chegou ao fim. O tema que deu mote à 13ª edição do festival promovido pela Câmara Municipal trouxe a Matosinhos mais de 10 autores portugueses e estrangeiros.
Ao longo de três dias, foram muitas as atividades à volta das viagens, que se dividiram entre o Salão Nobre dos Paços do Concelho, a Biblioteca Municipal Florbela Espanca e o Teatro Municipal de Matosinhos- Constantino Nery. Conversas, oficinas de escrita, visitas a escolas, apresentação de livros e música foram alguns dos atrativos da edição deste ano.
Ontem, o último dia do festival literário, no Teatro Municipal de Matosinhos- Constantino Nery, ficou marcado pela entrevista ao norte-americano Michael Cunningham conduzida pela jornalista/escritora Filipa Melo.
O escritor, de 66 anos, conta já com vários prémios no seu currículo literário, com destaque para o Prémio Pulitzer para ficção conquistado em 1998 com o seu romance “As Horas”. Em 2002, a obra foi adaptada para o cinema pelo realizador Stephen Daldry e contou com as interpretações de Nicole Kidman (vencedora do Óscar de Melhor Atriz com esta película), de Julianne Moore e de Meryl Streep, três mulheres de gerações diferentes cujas vidas são entrelaçadas pelo romance “Mrs. Dalloway”, de Virginia Woolf.
Antes da entrevista de Michael Cunningham, realizou-se uma mesa de debate sobre o tema «O céu como destino», que juntou Helena Vasconcelos e Mário Correia numa conversa conduzida por Tito Couto. Recordou-se Artur Sacadura Cabral, aviador e oficial da Marinha portuguesa, desaparecido no Mar do Norte, e a primeira travessia aérea do Atlântico Sul, que realizou juntamente cm Gago Coutinho.
Já depois da conversa com Michael Cunningham, falou-se de «Heróis do mar e não só». Hélder Gomes moderou o debate em torno dos naufrágios e a sua relação com o cinema e a literatura, com as participações do cineasta João Canijo e do escritor/político Rui Tavares.
O LEV fechou com a ciência e o tema «Espaço, a derradeira viagem». Num debate conduzido por Miguel Gonçalves, os investigadores Carlos Fiolhais e Rui Agostinho falaram das vicissitudes da conquista do espaço.