Imagem britcapelo 1 2500 2500
ComércioTradicionalExposiçãoNotícias

“Brito Capelo: memória(s) de uma rua”

Exposição pode ser visitada de 13 de abril a 13 de maio na Rua Brito Capelo

13.04.19

A exposição “Brito Capelo: memória(s) de uma rua” já pode ser visitada. A inauguração decorreu hoje, pelas 10h30, com uma visita guiada levada a cabo pelo historiador Joel Cleto, que é também o comissário desta exposição que permite fazer uma visita às memórias da Brito Capelo.

A Presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, o Vereador da Cultura da autarquia, Fernando Rocha, e o Presidente da União das Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira, Pedro Sousa, marcaram presença nesta visita que teve como ponto de encontro o cruzamento com a Rua Sousa Aroso. Dezenas de participantes fizeram-se acompanhar de telemóvel e auriculares para, através de uma frequência de rádio, ouvir as histórias narradas por Joel Cleto.

Composta por reproduções de pinturas, cartas e fotografias do Arquivo Municipal de Matosinhos, a exposição poderá ser visitada até ao dia 13 de maio, entre a chamada rotunda da anémona (a Praça Cidade S. Salvador) e o Mercado Municipal de Matosinhos, percorrendo a história e a memória de uma rua com um lugar privilegiado na identidade da cidade.

Do carreiro de terra batida que era atravessado pelo comboio que transportava os materiais para a construção do Porto de Leixões à chegada do metropolitano de superfície, a exposição passa revista aos vários momentos da vida de uma artéria que os matosinhenses guardam no coração. A chegada das conserveiras e dos armazéns de vinhos, a linha 19 do elétrico que trazia do Porto os veraneantes que enchiam a praia, os desfiles, as paradas, as tradições, as procissões ou o tempo em que a entrada para as Festas do Senhor de Matosinhos se fazia pelo cruzamento com a Rua do Godinho são alguns dos momentos recordados pela exposição “Brito Capelo: memória(s) de uma rua”.

A Brito Capelo passou em apenas um século por um conjunto de transformações aceleradas e profundas, culminadas, no final do século XX, com o plano de reconversão de Matosinhos-Sul, da autoria de Álvaro Siza Vieira, que permitiu transformar a zona mais industrial da rua numa das mais apetecidas áreas residenciais da região.

Refira-se que “Brito Capelo: memória(s) de uma rua” integra o programa Primavera em Matosinhos, a decorrer desde 30 de março e que pretende dinamizar e revitalizar o comércio tradicional e local.

Levado a cabo em colaboração com a Associação Empresarial do Concelho de Matosinhos, o programa Primavera em Matosinhos inclui a ilustração de montras, a animação das ruas, workshops, um concurso de montras dedicado ao Dia da Mãe e prémios para os clientes.