Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos
RioLeçaAmbienteNotícias

Campanha de reflorestação

1.500 árvores foram já plantadas

19.03.19

Mais de 40 medronheiros foram hoje plantados junto à Ponte do Carro, em Santa Cruz do Bispo.
A ação contou com a participação de alunos dos jardins de infância da Viscondessa e Portela, e de utentes do Centro Social de Santa Cruz do Bispo e da AAJUDE (Associação de Apoio à Juventude Deficiente).
Presentes na ação desta manhã estiveram a Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, o Vereador do Ambiente, António Correia Pinto, o Vereador da Proteção Civil, José Pedro Rodrigues, e a presidente da junta da união das freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, Lurdes Queirós.
Com esta ação, a Câmara Municipal de Matosinhos assinalou o encerramento da primeira fase da campanha de reflorestação de Matosinhos 2018/19. Este trabalho tem sido coordenado pela Proteção Civil de Matosinhos, pela Divisão de Ambiente e pela Bolsa de Voluntariado de Matosinhos (VeM), contando com o envolvimento da Missão de Responsabilidade Social da Galp.
Iniciada no último trimestre do ano passado, a campanha de reflorestação plantou já 1.500 árvores e arbustos, entre os quais carvalhos, sobreiros, medronheiros e Prunus Lusitanica, uma espécie que se encontra em vias de extinção.
Em Picoutos, em Leça do Balio, foram substituídas árvores mortas e plantadas 1.200 árvores e arbustos. Este ano, foram plantados mais 300 espécimes num terreno em São Mamede Infesta.
Ainda no âmbito da campanha de reflorestação, foram cedidas árvores a todos os proprietários de terrenos particulares que o solicitaram, permitindo também a reflorestação dessas áreas.
A campanha de reflorestação insere-se no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, documento que prevê a reflorestação de áreas devolutas com espécies autóctones, contribuindo, assim, para a conservação do solo, a regulação do clima e do ciclo hidrológico, a conservação da biodiversidade e o sequestro de carbono, bem como para a redução dos efeitos das alterações climáticas.

image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title

Artigos relacionados: