RioLeçaAmbienteNotícias

Campanha de reflorestação

1.500 árvores foram já plantadas

19.03.19

Mais de 40 medronheiros foram hoje plantados junto à Ponte do Carro, em Santa Cruz do Bispo.
A ação contou com a participação de alunos dos jardins de infância da Viscondessa e Portela, e de utentes do Centro Social de Santa Cruz do Bispo e da AAJUDE (Associação de Apoio à Juventude Deficiente).
Presentes na ação desta manhã estiveram a Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, o Vereador do Ambiente, António Correia Pinto, o Vereador da Proteção Civil, José Pedro Rodrigues, e a presidente da junta da união das freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, Lurdes Queirós.
Com esta ação, a Câmara Municipal de Matosinhos assinalou o encerramento da primeira fase da campanha de reflorestação de Matosinhos 2018/19. Este trabalho tem sido coordenado pela Proteção Civil de Matosinhos, pela Divisão de Ambiente e pela Bolsa de Voluntariado de Matosinhos (VeM), contando com o envolvimento da Missão de Responsabilidade Social da Galp.
Iniciada no último trimestre do ano passado, a campanha de reflorestação plantou já 1.500 árvores e arbustos, entre os quais carvalhos, sobreiros, medronheiros e Prunus Lusitanica, uma espécie que se encontra em vias de extinção.
Em Picoutos, em Leça do Balio, foram substituídas árvores mortas e plantadas 1.200 árvores e arbustos. Este ano, foram plantados mais 300 espécimes num terreno em São Mamede Infesta.
Ainda no âmbito da campanha de reflorestação, foram cedidas árvores a todos os proprietários de terrenos particulares que o solicitaram, permitindo também a reflorestação dessas áreas.
A campanha de reflorestação insere-se no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, documento que prevê a reflorestação de áreas devolutas com espécies autóctones, contribuindo, assim, para a conservação do solo, a regulação do clima e do ciclo hidrológico, a conservação da biodiversidade e o sequestro de carbono, bem como para a redução dos efeitos das alterações climáticas.