Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos
NotíciasAmbienteRioLeça

Casa dos Trilhos Vale do Leça inaugurada

Projeto visa sensibilizar a comunidade para a importância do vale do Rio Leça

08.12.18

A Casa dos Trilhos Vale do Leça foi hoje, 8 de dezembro, inaugurada, em Guifões. Trata-se de um projeto conjunto da União de Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões, com a Funevents e os Beat Your Limit, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos.
A presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, o vereador do Ambiente, Correia Pinto, a administradora da Matosinhos Sport, Helena Vaz, o administrador da Matosinhos Habit, Tiago Maia, e o presidente da União das Freguesias de Custóias, Leça do Balio, e Guifões, Pedro Gonçalves, marcaram presença na inauguração deste novo espaço, a primeira casa do género em Matosinhos e a única localizada no vale do rio Leça.
A Casa dos Trilhos Vale do Leça terá como centro nevrálgico, o vale do Rio Leça, local onde futuramente nascerá o “Corredor Verde” de Matosinhos. Nesta infraestrutura, os praticantes de trail e caminhantes terão acesso a balneários e outras estruturas de apoio. Por outro lado, será criada e mantida uma rede de percursos de trilhos, com percursos homologados e desenhados para assegurar vários níveis de dificuldade. Estes percursos vão ter uma manutenção e identificação permanentes, que vai permitir o seu uso em qualquer altura do ano.
O objetivo do projeto da Casa dos Trilhos Vale do Leça agora inaugurada é o de informar e sensibilizar a comunidade para a importância da valorização e preservação do património natural e histórica do vale do Rio Leça, através da realização de diversas atividades que visam aproximar o rio Leça às pessoas, nomeadamente, o planeamento e a elaboração de percursos pedestres, de caráter multidisciplinar, educacionais, científicos e turísticos, com vista a sensibilizar e informar os cidadãos, promovendo ao mesmo tempo o exercício físico e o contacto com a natureza.
Refira-se que, neste sentido, a União de Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões, com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos, tem já vindo a atuar de forma concertada com a promoção de eventos desportivos que permitem conhecer todo o património natural e histórico do Rio Leça, de que são exemplo, o Xmas Trail, o Trilhos Vale do Leça, o Trilhos Vale do Leça Escolar e o CaniTrail.

image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title

Artigos relacionados: