NotíciasAmbienteRioLeça

Casa dos Trilhos Vale do Leça inaugurada

Projeto visa sensibilizar a comunidade para a importância do vale do Rio Leça

08.12.18

A Casa dos Trilhos Vale do Leça foi hoje, 8 de dezembro, inaugurada, em Guifões. Trata-se de um projeto conjunto da União de Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões, com a Funevents e os Beat Your Limit, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos.
A presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, o vereador do Ambiente, Correia Pinto, a administradora da Matosinhos Sport, Helena Vaz, o administrador da Matosinhos Habit, Tiago Maia, e o presidente da União das Freguesias de Custóias, Leça do Balio, e Guifões, Pedro Gonçalves, marcaram presença na inauguração deste novo espaço, a primeira casa do género em Matosinhos e a única localizada no vale do rio Leça.
A Casa dos Trilhos Vale do Leça terá como centro nevrálgico, o vale do Rio Leça, local onde futuramente nascerá o “Corredor Verde” de Matosinhos. Nesta infraestrutura, os praticantes de trail e caminhantes terão acesso a balneários e outras estruturas de apoio. Por outro lado, será criada e mantida uma rede de percursos de trilhos, com percursos homologados e desenhados para assegurar vários níveis de dificuldade. Estes percursos vão ter uma manutenção e identificação permanentes, que vai permitir o seu uso em qualquer altura do ano.
O objetivo do projeto da Casa dos Trilhos Vale do Leça agora inaugurada é o de informar e sensibilizar a comunidade para a importância da valorização e preservação do património natural e histórica do vale do Rio Leça, através da realização de diversas atividades que visam aproximar o rio Leça às pessoas, nomeadamente, o planeamento e a elaboração de percursos pedestres, de caráter multidisciplinar, educacionais, científicos e turísticos, com vista a sensibilizar e informar os cidadãos, promovendo ao mesmo tempo o exercício físico e o contacto com a natureza.
Refira-se que, neste sentido, a União de Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões, com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos, tem já vindo a atuar de forma concertada com a promoção de eventos desportivos que permitem conhecer todo o património natural e histórico do Rio Leça, de que são exemplo, o Xmas Trail, o Trilhos Vale do Leça, o Trilhos Vale do Leça Escolar e o CaniTrail.