Conteúdo atualizado em2024/06/2822:22
Cuidados Gerais
Planta de emergência
As plantas de emergência devem ser colocadas em todos os pisos das Utilizações Tipo dos Edifícios que, atendendo à sua categoria de risco, exijam Planos de Emergência, devem também incluir instruções gerais de segurança;
Por exemplo numa escola, deve estar afixada uma planta como esta, que se destina a ajudar, em situações de emergência. Poderá ser encontrada por exemplo, no hall de entrada, nos corredores, nos refeitórios e outros espaços.
A planta explica onde estão os extintores, as bocas-de-incêndio, o sinal de alarme e telefones, onde são as zonas de risco e quais os percursos que devem fazer para sair da escola. Em todas as paredes está também afixada sinalização de emergência para informar melhor sobre esta matéria.
Em caso de acontecer algo que implique a evacuação da escola, deverão ser seguidas as indicações dos professores e funcionários que acompanharão os alunos até um lugar seguro. Se o aluno estiver sozinho, deverá seguir as indicações na parede para se encaminhar para o ponto de encontro. Como os sinais são fotos luminescentes (brilham no escuro) será possível vê-los, mesmo estando fumo. Os simulacros de evacuação serão fundamentais para agilizar e treinar a saída em segurança do edifício.
Símbolos da Planta de Emergência:
Os símbolos aplicados devem ser coloridos para melhor evidência, conforme se indica:
Azul – informação ao utilizador;
Verde – itinerários de evacuação
Vermelho – equipamentos de combate a incêndios e alarme
Preto – desenho base do edifício