Conteúdo atualizado em2024/09/0516:25
Em 2024 comemoramos a maioridade da recriação “Os Hospitalários no Caminho de Santiago” de uma forma bem especial.
Este ano o evento terá a duração de mais um dia, será mais uma oportunidade única de poder reavivar as memórias e as tradições do nosso território, dispersas ao longo dos tempos, mas indispensáveis para valorizar os testemunhos, a história e a identidade do nosso Concelho, num dos espaços mais emblemático e simbólico da história e cultura de Matosinhos: o Mosteiro de Leça do Balio.
A Autarquia assinala o impacto positivo desta recriação histórica ao longo dos anos, facto que nos permite afirmar que a história se cria e recria pela força e vontade de manter vivo um passado marcante e audaz no território de Matosinhos.
Iniciativas como esta contribuem para o desenvolvimento cultural do Concelho através da valorização da sua herança cultural e histórica e da preservação do vasto património material e imaterial existente.
Durante seis dias, Leça do Balio é o ponto de encontro do presente com o passado e que nos convida a percorrer caminhos que conduzem, uma vez mais, a momentos e locais plenos de memórias, histórias e episódios marcantes na trajetória histórica local e nacional.
Matosinhos foi, e continua a ser, um local de passagem e permanência de inúmeros peregrinos e visitantes, que deixam (desde sempre) um legado da sua presença e que, desta forma, enriquecem e perpetuam o passado, o presente e o futuro.
Abraçamos esta iniciativa porque desta disseminamos aquilo o que de melhor podemos desejar para todos aqueles que nos visitam: divulgar o conhecimento e perspetivar uma melhor compreensão histórica do Concelho para a população em geral (de um modo mais lúdico e recreativo) e ainda promover um maior envolvimento da própria comunidade local.
Com a recriação “Os Hospitalários no Caminho de Santiago” pretendemos reforçar o concelho de Matosinhos como relevante destino turístico e cultural, triangulando o valor cultural do território com a fruição de bens patrimoniais nele existentes e ainda potenciar uma diversidade de atividades ligadas à prática do turismo cultural.
Seguimos este caminho por forma a sensibilizar e a divulgar o património turístico-cultural e as memórias coletivas da região, celebrando todos os anos a riqueza e o valor histórico e cultural do Concelho de Matosinhos, que tanto premiamos e defendemos.
LUÍSA SALGUEIRO,
Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos