A praça transfigura-se com os pendões, aprimoram-se os ornamentos nas ruas e agitam-se as bandeiras da Ordem dos Hospitalários e das principais famílias do Reino,
o barulho das espadas e o passo a trote dos cavalos já se escutam e os pregões dos artesãos já ecoam e denunciam uma nova vida a renascer na envolvente do Mosteiro de Leça do Balio: chegou mais uma edição da tão aguardada “feira medieval de Matosinhos”, como já muitos a apelidam e que este ano celebra os seus dezoito anos.
Regressamos ao passado e já se sente o rebuliço do mercado e a passagem dos peregrinos a caminho de Santiago que - ao km 234 - fazem do Mosteiro de Leça do Balio local obrigatório de pernoita, apoio e descanso.
“Os Hospitalários no Caminho de Santiago” é já uma referência no contexto das recriações históricas nacionais e internacionais.
A iniciativa, que teve a sua primeira edição em 2006, aposta fundamentalmente na qualidade dos episódios da História que retrata, nas dinâmicas sociais e artísticas que promove, nas cenografias e ambiente dos espetáculos que apresenta, na estética e no ritmo geral do evento.
Veículo de difusão e de enriquecimento cultural, artístico e recreativo, capaz de perpetuar as lendas, usos e tradições medievais, este evento fortifica e defende a identidade do próprio território Matosinhense.
Rica pela programação bastante diversificada e com forte rigor histórico, apresentada para um público cada vez mais vasto, heterogéneo e transversal a todas faixas etárias, expõe ainda um forte cariz lúdico-pedagógico.
Tida como que o ponto final dos grandes eventos culturais dos meses de Verão no Concelho, é ainda reconhecida como o local de passagem e paragem obrigatória, que nos conduz a uma viagem ao passado, à história e às vivências da época medieval em Matosinhos.
É chegado o momento de evocar, uma vez mais, o passado.
A cultura vive e progride no facto de ser possível manter acesa a chama das memórias e dos tempos passados, repletos de feitos e de um emaranhado de histórias que desperta o nosso imaginário e nos transporta a um passado tão presente até aos dias de hoje… ao longo dos Caminhos de Santiago… sempre com a imponente presença do Mosteiro de Leça do Balio como ator principal.