A Câmara Municipal de Matosinhos traçou como objetivo reduzir em 85% as emissões de carbono até 2030.
Recorde-se que Matosinhos atingiu, em 2020, a meta de descarbonização prevista para 2030. Face a 2009, ano em que foi elaborada a Matriz de Energia do Município (considerada, portanto, o ponto de partida para a neutralidade carbónica), foram reduzidas em 40,2% as emissões de carbono.
Com o objetivo de atingir a neutralidade carbónica em 2030, limitando a subida média de temperatura em 1,5ºC, a autarquia está a promover um conjunto de iniciativas envolvendo a comunidade para a recolha de novos contributos para desenvolver esta estratégia.
A reabilitação energética de edifícios municipais, dos conjuntos habitacionais e da iluminação pública, a eletrificação da frota municipal, a instalação de carregadores elétricos, o aconselhamento sobre incentivos à reabilitação de edifícios e à produção de energia renovável, a promoção da mobilidade elétrica, o incentivo ao uso dos transportes públicos, são apenas algumas das medidas implementadas ou em curso.
Novas medidas serão adotadas nas áreas da energia, transportes, indústria, resíduos e solo, como o incentivo à investigação e inovação para a sustentabilidade na indústria, a promoção de uma economia industrial hipocarbónica, a gestão do uso do solo, a promoção do transporte suave, a sensibilização para a reciclagem e redução de resíduos, entre muitas outras.
O caminho a percorrer rumo à Neutralidade Carbónica é do município, das empresas, dos cidadãos, de cada um de nós.
Das medidas macro aos pequenos gestos do dia-a-dia, cada atitude nossa e cada atividade contam para a persecução dos objetivos a que nos propomos.
Este espaço será dedicado a todas as atividades de sustentabilidade, de educação ambiental, de conhecimento ou discussão de novas temáticas, com vista à nossa meta em 2030: a Neutralidade Carbónica.
Roteiro Matosinhos Neutralidade Carbónica 2030
O Roteiro Matosinhos Neutralidade Carbónica 2030 está ao dispor dos munícipes para consulta pública pelo período de 30 dias.
Este plano resulta do compromisso político de medidas e estratégias concretas para dar resposta às alterações climáticas do concelho de Matosinhos, tendo por base o conhecimento das vulnerabilidades presentes e futuras, definindo metas ambiciosas de redução de emissões de gases de efeito estufa.
O Roteiro Matosinhos Neutralidade Carbónica 2030 pretende constituir-se como um instrumento de política local em matéria de mitigação, adaptação, erradicação da pobreza energética e promoção da qualidade de vida e bem-estar dos matosinhenses, dando resposta simultaneamente aos requisitos da Lei de Bases do Clima e antecipando as suas metas, guiando o caminho de Matosinhos rumo à neutralidade carbónica em 2030.
Toda a documentação do Roteiro pode ser consultada também em papel na Divisão de Monitorização Ambiental, localizada no Armazéns Gerais desta Câmara, sitos na av. Joaquim Neves dos Santos, na Freguesia de Matosinhos. O acesso à documentação e atendimento presencial ao longo de todo o período de Consulta Pública, é feito por agendamento telefónico através do número 229578760 no período compreendido entre as 9H00 e as 17H15, ou por email (servicos.ambientais@cm-matosinhos.pt).
Para efeito de eventuais observações ou sugestões por parte dos interessados, deverá enviar através do email: servicos.ambientais@cm-matosinhos.pt
LABORATÓRIO DE CIDADANIA PELA TRANSIÇÃO CLIMÁTICA DE MATOSINHOS
CONVOCATÓRIA DE PROJETOS CIDADÃOS » INSCRIÇÕES
Os laboratórios cidadãos são espaços colaborativos de prototipagem de soluções, experimentado em contextos controlados, envolvendo os cidadãos comuns, administração e especialistas num trabalho mediado. São considerados espaços informais de escuta de necessidades e anseios coletivos, um lugar de encontro de saberes e competências diversas e um território de experimentação de projetos e políticas, funcionando, paralelamente, como uma incubadora de comunidades. Pretendem criar conhecimento, melhorar a governação local, através da experimentação orientada e mobilização dos atores locais, e, posteriormente, replicar as metodologias em resultado das aprendizagens.
Todos os interessados em participar na Transição Climática de Matosinhos, que queiram ver algum projeto implementado, deverão preencher o formulário (brevemente disponível). No formulário será solicitado que selecionem o tema em que o vosso projeto se enquadra e uma breve descrição do mesmo.
Tema: Energia, Mobilidade, Alimentação ou Consumo não alimentar
Descrição: Em que consiste o projeto? Qual o problema identificado e as causas? Qual a possível solução?
Os projetos submetidos serão apresentados e discutidos de forma colaborativa por área temática, visando agregar esforços e vontades. A discussão dos projetos dar-se-á nas 4 Uniões de Freguesias:
LAB CÍVICO |
FASE - Ideias |
FASE – Prototipar Projetos |
FASE - Experimentação das Ações |
UF Matosinhos e Leça da Palmeira |
2/4 (terça) 18h30 |
30/4 (ter) 18h30 |
29/5 (qua) 18h30 |
UF Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo |
10/4 (qua) 18h30 |
8/5 (qua) 18h30 |
5/6 (qua) 18h30 |
UF Custóias, Leça do Balio e Guifões |
17/4 (qua) 18h30 |
15/5 (qua) 18h30 |
12/6 (qua) 18h30 |
UF São Mamede de Infesta e Senhora da Hora |
24/4 (qua) 18h30 |
22/5 (qua) 18h30 |
19/6 (qua) 18h30 |