Com o objetivo de promover hábitos alimentares saudáveis, junto das populações mais jovens, a Câmara de Matosinhos foi pioneira na implementação do Regime de Fruta Escolar - um projeto europeu de distribuição gratuita de fruta e legumes, nas escolas do 1.º ciclo. Reconhecendo a importância deste projeto, a Autarquia decidiu alargar esta iniciativa não só aos/às alunos/as do 1.º ciclo, mas também às crianças da educação pré-escolar, garantindo que cerca de 7000 crianças beneficiam da inclusão destes alimentos saudáveis nas suas merendas escolares. A distribuição de hortofrutícolas abrange cerca de 2000 crianças da educação pré-escolar, 5000 crianças do 1.º ciclo do ensino básico e 320 docentes, para que estes possam servir de exemplo às crianças no consumo destes alimentos.
A fruta é distribuída duas vezes por semana, maioritariamente às terças e quintas-feiras, de acordo com a calendarização definida para cada ano letivo. A calendarização das distribuições de fruta pode ser consultada na plataforma SIGA e, mensalmente, são afixadas nas escolas as calendarizações de fornecimento de fruta às crianças, para que os/as encarregados/as de educação as possam consultar e complementar as merendas dos/as seus/suas educandos/as. Durante o ano letivo são distribuídos os seguintes hortofrutícolas, respeitando a sazonalidade dos produtos, designadamente: maçã, pera, laranja, banana, tangerina, clementina, cereja, uvas, ameixa, pêssego, tomate cereja e cenoura.
Para além da distribuição de fruta, todas as crianças recebem a caderneta do “Frutinhas” (mascote do projeto). Com a peça de fruta, é distribuído um cromo para cada criança colar na respetiva caderneta, procurando-se relacionar um comportamento alimentar saudável com a prática da coleção de cromos tão valorizada pelos mais novos.
No terceiro período de cada ano letivo, é lançado o concurso “A História do Frutinhas”, destinado aos/às alunos/as do 1.º ciclo, que concorrem com histórias sobre a mascote deste projeto. A história vencedora serve como base para a caderneta do “Frutinhas” do ano letivo seguinte e os vencedores recebem um prémio adequado à faixa etária.
O sucesso da implementação do Regime de Fruta Escolar, nas escolas de Matosinhos, foi já considerado um exemplo de boas práticas, a nível nacional, pelo Ministério da Educação.