Em 2013 foi iniciado um processo de construção do Projeto Educativo Municipal. Para esta construção conjunta entre agentes educativos e sociais do concelho foram concretizadas várias etapas de auscultação da comunidade educativa, através de uma metodologia de investigação-ação e de um trabalho em parceira com os diferentes elementos representativos das entidades de educação formal, informal e não formal do concelho de Matosinhos.
Após uma avaliação de necessidades, recorrendo a uma análise de dados quer quantitativa, quer qualitativa, foram definidos, igualmente em conjunto, três eixos considerados prioritários em termos de intervenção para o concelho: a promoção do sucesso educativo; a articulação entre as instituições educativas e sociais do Concelho; a articulação entre as necessidades empresariais e a oferta formativa no Concelho. A definição do plano de ação envolveu a criação de objetivos para cada eixo de intervenção, bem como a definição de estratégias de ação a desenvolver a curto e médio prazo por todos os parceiros envolvidos.
O documento inicial foi apresentado à comunidade no final do ano letivo 12/13, sendo aberto um espaço de contributos para a melhoria e reformulação do PEM, sendo em, setembro de 2013, apresentado o Projeto Educativo Municipal reformulado e, em constante necessidade de reformulação e adaptação às exigências, caraterísticas e desafios da educação e da sociedade. Este documento congrega, portanto, a realidade educativa do concelho de Matosinhos, bem como as ações estratégicas necessárias em termos de intervenção para concretizar o objetivo último de todos os Matosinhenses: construir um concelho educador e valorizar a Educação e todos os parceiros educativos e sociais.