Matosinhos integra a Associação Internacional das Cidades Educadoras. Este é um compromisso que envolve toda a comunidade e que sustenta o nosso empenho na Educação e a nossa dedicação em garantir igualdade de oportunidades para todas as crianças, jovens e famílias de Matosinhos.
Os 4 pilares da UNESCO para a Educação «aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser» são a base do projeto inclusivo da Escola Pública que defendemos e praticamos.
Criamos para as nossas crianças e jovens um espaço de aprendizagens que se transforme num percurso cheio de curiosidade, vibrante e desafiante que os alimentará durante todo o crescimento criando adultos autónomos, humanistas, com visão do mundo à sua volta e com sentido crítico. Cidadãos de Matosinhos e cidadãos do Mundo!
Educar é cuidar agora do que queremos ser e fazer no futuro - ao nível individual e familiar, mas também de toda a nossa comunidade matosinhense.
Roteiros Edutativos Pedonais
Refira-se que a celebração do Dia Internacional da Cidade Educadora em Matosinhos acontece desde 2016, ano em que Matosinhos integrou a Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE) e a Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras (RTPCE), assumindo o compromisso de cumprir e respeitar os princípios plasmados na Carta das Cidades Educadoras.
“A Cidade Educadora, cidade de paz e oportunidades”
Este foi o desafio lançado no passado dia 30 de novembro, procurando a mobilização de todos os agentes sociais numa união de esforços para promover a paz, a convivência, a solidariedade e a inclusão, assim como a organização de diversas atividades de natureza comunitária.
Assim, todos foram convidados a refletir sobre o paralelismo entre as sementes e as oportunidades que a cidade oferece, bem como a importância de cultivar a paz e a boa convivência através do cumprimento dos direitos humanos, da justiça social e da promoção de valores como o respeito pelo outro e o diálogo.