OS LATRINEIROS Munidos de uma latrina ambulante e numerosos apetrechos de higiene íntima, estes comparsas cómicos oferecem os seus serviços aos visitantes do mercado.
OS FAUNOS Míticas e deslumbrantes criaturas, passeiam os seus corpos híbridos, trazendo a beleza e o poder dos Deuses até à terra.
AMORUS BOBOS Cómicos acrobatas divertem os visitantes com as suas façanhas circenses.
OS FEITIÇOS DA MARIONETA A marioneta encantada ganha vida nas mãos do seu gigante mestre.
NOITES MOURISCAS Uma viagem pelo exotismo da cultura árabe: o levantar do véu das belas sonoridades, danças e costumes sarracenos.
O FEITICEIRO A magia percorre as ruas do mercado nas mãos de um misterioso feiticeiro.
OS DRUIDAS Mestres e professores, estas personagens históricas saem em busca de conhecimento, espalhando a sua magia pelas ruas do mercado.
O AMOR DE FERNANDO E LEONOR El Rey está apaixonado: o formoso caiu de amores por Leonor de Teles. Mas quem é esta fidalga de quem tanto se fala? Mulher casada e com filhos.. que feitiço foi o dela que fez tombar o nosso rei? O povo revolta-se. O casamento aproxima-se e o caos instala-se no reino. Será o amor de D. Fernando capaz de superar toda esta tribulação?
CIRCUS MEDIEVOS As artes circenses chegam até às praças dos mercados pelas mãos de um cómico casal de bobos, espalhando magia e sorrisos.
A FUGA As cómicas histórias e peripécias de dois viajantes do tempo.
CONTOS E FÁBULAS Histórias e contos e fábulas tirados do fundo do baú da nossa tradição, histórias da história da gente pouco importante que, no todo, fizeram a história da gente.
O TESOURO Uma aventura de três irmãos na descoberta do verdadeiro valor da partilha.
ZACARIAS O GRANDE E EZEQUIEL O MAIS OU MENOS Zacarias, ilusionista e entertainer de renome, apresenta o seu espetáculo com o seu assistente, Ezequiel Mais ou Menos, que acaba por ser o maior obstáculo para o sucesso de todos os truques.
RECRIAÇÕES HISTÓRICAS
RÉGIO ESPOSAMENTO DE EL REI D. FERNANDO E D. LEONOR TELES Dona Leonor de Teles, contrariando as normas e provocando o descontentamento do Povo, seduz el Rey D. Fernando. Enamorado, El Rey anula o casamento e toma-a como sua esposa, atribuindo-lhe poder na corte e criando alvoroço por parte da nobreza e clerezia, mas principalmente nos populares. Contra todas as expectativas, no ano da graça de 1972, el Rey D. Fernando e D. Leonor de Teles, casam no sagrado Mosteiro de Leça do Balio.
CHEGADA DOS PEREGRINOS AO MOSTEIRO, ACOLHIMENTO PELA ORDEM DO HOSPITAL E CERIMÓNIA DO LAVA PÉS Recriação da chegada dos peregrinos ao Mosteiro: a emoção e exaustão apaziguada pela bênção, conforto e agasalho prestado pelos monges e fratizas. Desinfetam-se e curam-se feridas dos pés e da alma dos recém-chegados com a água benta do Mosteiro.
PROCISSÃO DOS “FREIRES CAVALEIROS HOSPITALÁRIOS DE S. JOÃO DE JERUSALÉM” E DOS “PEREGRINOS” Freires Cavaleiros das várias Ordens de S. João de Jerusalém juntam-se aos peregrinos e ao povo, numa procissão de fé e de demonstração de poder.