Matosinhos, Gabrovo e Dijon vão trabalhar em conjunto com vista à neutralidade carbónica em 2030
Matosinhos e a cidade búlgara de Gabrovo são duas das 40 cidades europeias gémeas cujas candidaturas ao programa Twinning Learning – NetZeroCities da União Europeia foram aprovadas.
NetZeroCities é um projeto que visa apoiar 100 cidades europeias a adotar medidas e a promover ações com vista à neutralidade carbónica em 2030.
O programa de aprendizagem de geminação prevê um trabalho de 20 meses.
Durante esse período, as cidades de Matosinhos e Gabrovo irão trabalhar com a cidade francesa de Dijon, cidade-piloto onde estão já a ser testadas soluções inovadoras, no âmbito do programa de inovação e investigação Horizonte 2020, e com quem irão partilhar conhecimento e experiência na resolução de problemas e a aprendizagem de boas práticas na área da descarbonização.
Em maio de 2025, as duas cidades estarão em condições de implementar ações- piloto de Dijon nos seus próprios territórios.
A Câmara de Matosinhos, recorde-se, traçou como objetivo reduzir em 85% as emissões de carbono até 2030, antecipando, assim, a meta de descarbonização prevista para 2050. A autarquia tem vindo a promover um conjunto de iniciativas envolvendo a comunidade para a recolha de novos contributos para desenvolver esta estratégia.