Goalball, karaté, patinagem artística, andebol e uma tertúlia sobre “Igualdade no Desporto” preencheram os últimos dias em Matosinhos
Na passada sexta-feira, a União Desportiva Lavrense encerrou as comemorações do seu 30º aniversário com uma tertúlia dedicada ao tema “Igualdade no Desporto”.
A iniciativa decorreu no salão nobre da junta de freguesia de Lavra e contou com a participação do vereador do Desporto, Nuno Matos, do administrador da Matosinhos Sport, Henrique Calisto, da jogadora do FC Famalicão, Sara Monteiro, da jogadora do Leixões SC, Beatriz Amorim, do técnico do Leixões SC, José Pedro Silva, e da jogadora do Leixões SC, Marta Rodrigues.
No sábado, em Guifões, o pavilhão municipal acolheu a fase “play-off” da Liga Portugal OZ Energia, em Goalball, uma modalidade disputada com bola e por equipas compostas por atletas que possuem deficiência visual.
A competição contou com as equipas ACAPO – Lisboa, Castelo da Maia Ginásio Clube, Clube Atlético e Cultural, F.C. Porto e Sporting C.P. É a segunda vez que Matosinhos recebe a competição, depois de ter recebido em 2022 o Campeonato da Europa e o Campeonato do Mundo desta modalidade paralímpica.
Também no sábado, na escola secundária da Senhora da Hora, decorreu o estágio de inverno de karaté fomentado pelo Centro Nacional de Karaté Desportivo que culminou com os exames de graduação de dezenas de karatecas.
De 10 a 13 de fevereiro, mais de 300 atletas e treinadores de 32 equipas de todo o país participaram na 6ª edição da prova HandLeça Cup. Organizada pelo Clube Andebol de Leça, a competição dividiu-se entre os escalões “minis” e sub-14 e sub-16, em masculinos e femininos.
Diogo Oliveira (F.C. Porto) e Cristina Morgado (HB Clermont Auvergne), atletas que passaram pela formação do clube leceiro, apadrinharam o evento.
Em Custóias, nos dias 10, 11 e 13 de fevereiro, mais de 350 atletas patinadores e 20 clubes participaram nos 2º Testes de Especialidades e 1º Open Distrital Fernando Andrade, que decorreram no pavilhão municipal, numa organização do Rolar Matosinhos sob a égide da Associação de Patinagem do Porto.
De 11 a 13 de fevereiro, em S. Mamede de Infesta, cerca de 300 atletas de mais de duas dezenas de equipas do norte do país participaram no 1º Handball Cup organizado pela Associação Académica de S. Mamede.
O torneio, nos escalões minis, sub-14, sub-16 e sub-18, foi apadrinhado por António Areia, Diogo Rêma e Rui Silva, andebolistas do F.C. Porto e da Seleção Nacional de andebol.
Já em Santa Cruz do Bispo, de 11 a 13 de fevereiro, o pavilhão municipal acolheu a quarta edição do torneio de andebol sub-18 “Next Generation Handball Cup”.
Organizado pelo Andebol Clube “Os Lusitanos”, o evento foi apadrinhado por Paulo Pereira e Carlos Resende, treinadores da Seleção Nacional e do F.C. Porto, respetivamente. Em competição estiveram algumas das melhores equipas nacionais (ABC Braga, Águas Santas, F.C. Gaia, F.C. Porto, S.C. Portugal e S.L. Benfica) uma seleção sub-18 de Portugal e uma equipa francesa, o Com Argenteuil.
Fotografias:
UD Lavrense
CNKD
MS / Rolar Matosinhos / CRPF Lavra / CAPA / LFC