Apresentados os resultados da segunda fase do estudo
Os resultados do segundo ano do projeto de investigação REACT “De volta à ação depois da pandemia da COVID 19” foram hoje apresentados no III Seminário Internacional REACT, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
De 2022 para 2023, verificou-se uma diminuição de 2,1% no excesso de peso (incluindo obesidade), ainda que 1 em cada 3 crianças matosinhenses continue com excesso de peso ou seja obesa.
17% das meninas e 23% dos meninos melhoraram o desempenho atingindo o nível perito (nível avançado) em três ou mais habilidades, e verificou-se uma melhoria do desempenho em todas as componentes da aptidão física, sendo a melhoria mais significativa registada na componente cardiorrespiratória.
As crianças matosinhenses continuam com níveis satisfatórios de atividade física, apesar de ter haver um declínio do ano letivo 2021/22 para 2022/23.
73% das crianças do concelho cumpre com as recomendações da Organização Mundial da Saúde e faz 60 minutos diários de atividade física moderada-a-vigorosa. As crianças melhoraram ainda o desempenho em tarefas de destreza fina ao longo da idade.
79,1% das meninas e 70,1% dos meninos estão no percentil 50 ou superior no desempenho global para a prova de atenção, no entanto, essa percentagem diminui nos indicadores de eficácia na tarefa e na capacidade de concentração.
Estes foram alguns dos resultados do segundo ano do estudo REACT “De volta à ação depois da pandemia da COVID 19”, um projeto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, que resulta também de uma parceria estratégica entre a Câmara Municipal de Matosinhos e a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.
Recorde-se que foi em 2021 que a Câmara Municipal de Matosinhos e a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto assinaram um protocolo de cooperação para desenvolvimento do projeto React . O projeto teve como objetivo a identificação dos padrões de variabilidade no crescimento físico e desenvolvimento motor de crianças depois da COVID-19, bem como a importância de múltiplos fatores – individuais, familiares, escolares e comunitários – que poderão condicionar trajetos de vida sustentáveis e saudáveis.
Do programa do Congresso, destaque ainda para a apresentação do livro Educação Física no 1.º CEB - Um manual para professores, bem como o lançamento e o debate de um novo método de ensino da Educação Física no 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Informações detalhadas do projeto REACT podem ser consultadas no seguinte link: https://react.fade.up.pt/