Amanhã, no Museu da Quinta de Santiago
Visitas à Cascata Leceira, marchas populares, exposição de réplicas de monumentos de Leça da Palmeira, exposição comunitária de mini-cascatas alusivas às Festas do Senhor de Matosinhos, gincana de jogos tradicionais e música tradicional, serão os pratos fortes de mais uma edição do Arraial da Cascata Leceira, que decorre já amanhã, no Museu Quinta de Santiago.
O evento, que pretende celebrar a romaria do Senhor de Matosinhos, a tradição dos Santos Populares, bem como mais um aniversário da doação da Cascata Leceira ao Museu Quinta de Santiago, por parte do artesão José Moreira, decorre ao longo do dia com um conjunto de atividades direcionadas para vários públicos, e com a colaboração e participação de cerca de 15 instituições, entre escolas e associações do concelho de Matosinhos.
Destaque para o desfile de diversas marchas populares de escolas básicas de Leça da Palmeira e de instituições de apoio à deficiência de Matosinhos, num total de cerca de 200 participantes. De realçar ainda a abertura da exposição de miniaturas de monumentos de Leça da Palmeira, da autoria do artesão leceiro José Oliveira. As inúmeras capelas de Leça, o Forte de Nossa Senhora das Neves ou o Farol de Leça serão algumas das peças a descobrir nesta mostra, que ficará patente até 2 de julho. A animação musical também não faltará, com a atuação do grupo de cavaquinhos do NAPESMATE- Núcleo de Amigos dos Pescadores de Matosinhos.
Em relação à Cascata Leceira, as visitas decorrem ao longo do dia. O mestre José Moreira retratou na sua cascata (com cerca de 15m2) a Leça da Palmeira da sua infância, dos anos 20/30 do século XX, época em que era uma importante estância de veraneio, frequentada por artistas, pela burguesia portuense e pela comunidade inglesa. As cerca de 300 peças e bonecos presentes nesta obra, diversas com movimento, foram construídas com perícia, ao longo de décadas e nela encontramos os principais lugares e monumentos de Leça da Palmeira.
O Serviço Educativo do Museu lançou, ainda neste âmbito, um desafio à comunidade com o mote “Inspira-te nas festas do Senhor de Matosinhos e faz a tua Cascata!” cujo desenvolvimento pode ser acompanhado num blog dedicado, com dicas importantes, referências à Cascata do Mestre Moreira e publicação das cascatas elaboradas neste projeto, lançado em 2019. As mini-cascatas criadas e entregues, bem como aquelas elaboradas na sessão de junho do programa para famílias do Serviço Educativo, estarão em exposição na Quinta de Santiago até 11 de junho.
A Rodinha da Cascata foi o novo desafio deste ano: criar, em conjunto com as instituições participantes no evento, uma sequência de quadras alusivas a um sítio, um monumento, uma cena ou um pormenor, representado na Cascata. Foi pedido à instituição para criar 2 quadras sobre o tema que lhe foi previamente atribuído, cuja sequência se pretende que sirva numa base de música tradicional, que amanhã será cantada e dançada em grupo, no jardins do Museu.
A entrada é livre. Venha divertir-se e festejar os Santos Populares connosco!
Veja aqui o programa completo:
PROGRAMA
10h-13h | Visitas à Cascata + Gincana (escolas, instituições de apoio à pessoa com deficiência, grupos seniores)
14h-15h30 | Marchas Populares + “Rodinha da Cascata”
15h30-16h30 | Atuação Grupos Cavaquinhos e Bombos
Ao Longo do dia:
Exposição de mini-cascatas no jardim
Exposição de réplicas miniaturas no EIV (de José Oliveira Cartaxo, até 30 junho)
Música Popular
Programação sujeita a alterações
Entrada livre mediante inscrição prévia
Informações e marcações:
Museu Quinta de Santiago
Rua de Vila Franca, 134, Leça da Palmeira, Matosinhos.
22 939 24 10 | casadobosque@cm-matosinhos.pt