Rancho Típico da Amorosa faz recriação da Romaria do Senhor de Matosinhos de outros tempos
O Adro da Igreja do Bom Jesus de Matosinhos foi ontem palco do espetáculo cénico “A Romaria do Senhor de Matosinhos” pelo Rancho Típico da Amorosa.
A iniciativa, inserida na programação das festas do Senhor de Matosinhos, faz uma viagem pelo tempo para recriar a romaria de outros tempos, dos finais do séc. XIX e inícios do séc. XX.
A performance apresentou alguns quadros cénicos, entre eles, as vendedoras de doces, hortaliças e de socos de madeira, mas também o “namoro à carreira”, representando as meninas que iam para o Senhor de Matosinhos e ficavam em fila, sob a supervisão dos pais, atentas aos rapazes que as iam galanteando e convidando para dançar. Note-se que, destes encontros saíam, por vezes, casamentos!
Para além das recriações cénicas, a encenação do Rancho Típico de Amorosa incluiu vários momentos de dança com raiz cultural e tradicional, finalizando com um cântico religioso de devoção ao Senhor de Matosinhos com entrada na Igreja Matriz.
Recorde-se que o Rancho Típico da Amorosa foi formado em 1935 e é uma das mais claras representações de cultura popular em Matosinhos, quer pela pureza dos seus trajes e danças quer pela qualidade dos seus espetáculos.
Teve, nos seus primeiros anos da existência, o conselho e a orientação do etnomusicólogo Prof. Armando Leça. Atualmente é presidido por Plácido Santos e composto por 45 elementos. O Rancho Típico da Amorosa é organizador do FESTARTE (International Popular and Traditional Arts Festival Matosinhos), entre outros eventos na área do folclore. Além de inúmeras participações em todo o país, tem participado em várias manifestações folclóricas na Europa, na Ásia e na América Latina.