No Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery
O Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery recebeu ontem à noite o espetáculo “Os Idiotas”.
“Os Idiotas” é a última criação de uma tetralogia, iniciada em 2015, em torno do processo teatral, que põe em causa uma ideia normativa, orgânica ou meramente funcional de «teatro».
Um grupo de atores e atrizes junta-se para questionar o seu ofício e a sua existência enquanto agentes do acontecimento teatral. É a partir desse lugar que se ensaiam possibilidades do teatro, problematizando o contexto onde o trabalho de ator/atriz se confronta com o que neles se refaz e desfaz, nos limites dos seus corpos e da ficção que constroem e habitam.
É este o tema recorrente em "Os Idiotas": o trabalho dos atores e atrizes enquanto motor de experimentação dos binómios ficção/realidade e, consequentemente, performers/público.
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA Concepção_ Ana Gil, Nuno Leão, Óscar Silva Criação_ Ana Gil, Miguel Castro Caldas, Nuno Leão, Óscar Silva Texto_ Miguel Castro Caldas Interpretação_ Ana Gil, Filipa Matta, Óscar Silva, Tiago Barbosa e Vera Kalantrupmann Ator Convidado_ Diogo Dória Desenho de Luz_ pedro fonseca /colectivo, ac Sonoplastia_ miguel garcia/colectivo, ac a partir de Adam Pultz Melbye, Barbara Dennerlein, Eliane Radigue, Marc Johnson, Mozart, Miroslav Vitous, Mop Mop, Percy Heath e Stefano Scodanibbio Espaço Cénico_ colectivo, ac Design de Comunicação_ Cátia Santos Registo de Vídeo e Fotografia do Processo_ Tiago Moura Produção Executiva_ Rita Boavida / Apoio à Produção_ Bruno Esteves Produção_ Terceira Pessoa | Coprodução_ TNDMII e Teatro-Cine de Torres Vedras