Exposição de joalharia de Olga Noronha está patente na Galeria Municipal até ao dia 2 de novembro.
A Exposição “Joalharia Medicamente Prescrita”, da autoria de Olga Noronha, foi inaugurada no sábado, dia 21 de Setembro, pelas 17 horas, na Galeria Municipal e contou com a presença do Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, e do Vereador da Cultura, Fernando Rocha.
Olga Noronha nasceu em família de médicos e desde sempre teve contacto com materiais médico-cirúrgicos e relatos clínicos. A observação atenta às ferramentas e técnicas cirúrgicas levou-a a interrogar-se até que ponto poderia conjugar o pragmatismo científico e o conceptualismo artístico, nomeadamente a joalharia.
Este projeto surge de um conceito diferente de joalharia ao explorar a fusão entre anatomia e medicina, tendo como ponto de partida a manipulação de objetos e materiais médico-cirúrgicos de forma a criar objetos/esculturas e jóias intimamente relacionadas com o corpo humano.
Olga Noronha explora os conceitos de ortótese e elementos protésicos, tanto internos como externos, tentando integrá-los artisticamente mas sempre com a preocupação do seu potencial uso a nível científico. A artista pretende que os objetos se comportem como se estivessem em diálogo com o corpo onde são colocados.
Olga Noronha, 23 anos, tem já um currículo artístico bastante extenso, possuindo a licenciatura em Design de Joalharia na “Central Saint Martins College of Art & Design”, em Londres, e em 2012 o mestrado em design de joalharia na “Goldsmiths College,” em Londres, onde se encontra a frequentar o doutoramento. Tem participado em diversas exposições individuais e coletivas, entre outras “Corpos Estranhos” na Galeria ao Quadrado em Santa Maria da Feira, “Silêncios Ilustrados” no Museu da Quinta de Santiago, Leça da Palmeira, “Who’s Next Prêt-à-Porter Paris, July 2013, “How Come?”, The Rag Factory, London Design Week, Londres; “New Designers”, part 1, Business Design Centre, Londres, “When Central Met St Martin’s” 21st aniversary, Lethaby Gallery, Central Saint Martins College of Art & Design, Londres.
Horário da Galeria Municipal: 2ºa 6º feira das 9h00 às 12h30 e das 14h00às 17h30 Entrada Livre