MúsicaClássicaCulturaNotícias

Quarteto de Cordas com Mário Laginha

Música em Matosinhos com Ciclo de Piano

05.05.19

O primeiro concerto do ciclo de piano do programa Música em Matosinhos para 2019 juntou ontem Mário Laginha e o Quarteto de Cordas de Matosinhos no novo espaço da Orquestra Jazz de Matosinhos no quarteirão cultural da Real Vinícola.

A Presidente da Câmara de Matosinhos, Luisa Salgueiro, e a Presidente da Assembleia Municipal, Palmira Macedo, marcaram presença no concerto que assinalou o arranque deste ciclo de piano com Mário Laginha, um dos mais conceituados pianistas e compositores nacionais, que escreveu a peça “Quinteto para estes tempos” propositadamente para ser interpretada com o Quarteto de Cordas de Matosinhos, que em 2014 conquistou o prémio Rising Star da Organização Europeia de Salas de Concerto.

Para além desta composição, que estreou há dias no âmbito do III Festival Internacional de Piano do Algarve, e que teve ontem a sua primeira audição no Norte do país, o recital incluiu ainda o “Quarteto de cordas op.20, nº1”, de Alberto Ginastera, para além de quatro das peças mais conhecidas do pianista: “Fuga em Ré Maior”, “Fado”, “Berenice” e “Um choro feliz”.

O ciclo de piano do programa Música em Matosinhos prossegue no dia 11 de maio, com Fausto Neves a interpretar um programa de composições de Beethoven, seguindo-se, a 18 de maio, Pedro Burmester, num serão dedicado a Chopin.

Já Artur Pizarro, no dia 25 de maio, vai interpretar peças de Luís de Freitas Branco, Armando José Fernandes e Fernando Lopes-Graça.

O ciclo será retomado depois no dia 15 de junho, com Luís Pipa, que apresenta obras de Mozart, Beethoven, Óscar da Silva e Astor Piazzolla.

No dia 22 de junho, Marta Meneses toca peças de Beethoven, Chopin, Vianna da Motta e Franz Liszt, enquanto o pianista e compositor Vasco Dantas encerra o ciclo no dia 29 com a interpretação de criações de Ravel, Debussy, Freitas-Branco e Liszt, entre outros.

Os concertos vão decorrer sempre pelas 19h00 e terão entrada gratuita.

Recorde-se que o programa de música erudita da Câmara Municipal de Matosinhos já se realiza há mais de uma década, incluindo também um ciclo de Música de Câmara e um ciclo de Quarteto de Cordas.

6205__image
6206__image