Pintor ligado ao neorrealismo, enalteceu os usos e costumes dos pescadores de Matosinhos nas suas telas.
Augusto Gomes de Oliveira nasceu em Matosinhos a 12 de julho de 1910 e morreu na sua terra natal a 20 de outubro de 1976. Formou-se em pintura na Escola de Belas-Artes do Porto com a classificação final de vinte valores. Foi professor em algumas escolas industriais e na Escola de Belas-Artes do Porto tendo, em 1957, entrado como Assistente e mais tarde, em 1962, sido nomeado professor após concurso.
A fase inicial da sua obra, nos anos 30, foi profundamente marcada pela tendência naturalista vigente, enformada pela estética pós-impressionista de Paul Cézanne e de Van Gogh. A partir dos anos 50, desenvolve uma aproximação ao neorrealismo, uma tendência artística que conhecia, então, grande aceitação.
A fase inicial da sua obra, nos anos 30, foi profundamente marcada pela tendência naturalista vigente, enformada pela estética pós-impressionista de Paul Cézanne e de Van Gogh. A partir dos anos 50, desenvolve uma aproximação ao neorrealismo, uma tendência artística que conhecia, então, grande aceitação.
A pintura de Augusto Gomes identifica-se como uma iconografia do quotidiano, na qual o recurso à simplificação das formas é prática corrente. O dia a dia do povo, particularmente das mulheres da sua terra natal, dos pescadores e as paisagens de Matosinhos, é encenado dramaticamente em pinturas onde predominam cores surdas e texturas rudes.
Alguns dos seus trabalhos figuram em coleções particulares de Portugal, Brasil e Estados Unidos da América do Norte e nos museus de Bragança, Luanda e Soares dos Reis, no Porto.
Entre os diversos trabalhos que executou contam-se retratos, cartões para tapeçarias e mosaicos, quadros diversos, painéis decorativos e pinturas murais em vários edifícios, entre os quais, os frescos da Capela - mor de Nossa Senhora da Conceição, no Porto, um fresco no Hotel Ofir, um mural no Posto de Turismo de Matosinhos, um mural de cimento colorido e pedra, no exterior do edifício Vouga, no Porto, um mosaico na fábrica da Companhia União Fabril Portuense e vários painéis em hotéis. Um no Hotel da Batalha, no Porto, outro no Hotel Porto - Mar em Matosinhos, um na Livraria Portugália, no Porto, etc.
De 1953 a 1958 trabalhou longamente para o Teatro Experimental do Porto, responsabilizando-se por inúmeros trabalhos de figurinos e " maquetes" de cenário.
Em 1964, foi nomeado membro da Junta Nacional da Educação e, entre 1964 e 1970, acompanhou diversas viagens de estudo a centros de arte estrangeiros, com os alunos da E.S.B.A.P.. Assim, como professor daquele estabelecimento de ensino superior, deslocou-se nomeadamente a Paris, Bruxelas e diversas cidades de Itália e Inglaterra. Em 1974, aposentou-se do seu lugar de professor da E.S.B.A.P.. Ainda no mesmo ano, participa numa exposição coletiva dos artistas do concelho de Matosinhos, realizado nas instalações do Orfeão de Matosinhos.
Conteúdo atualizado em2016/06/2812:19