Comemorações do 3º aniversário este fim de semana.
A 26 de agosto de 2021, o MuMMa – Museu da Memória de Matosinhos, localizado no antigo Palacete Visconde de Trevões, abriu portas para dar a conhecer a história e o património do território de Matosinhos de uma forma interativa, com recurso às novas tecnologias, captando a atenção de todas as gerações, desde as camadas mais jovens às mais velhas.
Ao longo destes três anos, o MuMMa foi agraciado pela Associação Portuguesa de Museologia, como o melhor museu em Portugal, na categoria “Aplicação e Gestão Multimédia” (2022), recebeu o Prémio na categoria “Parceria”, com o projeto “Mar de Luz” (2023) – evocação dos 75 anos do Grande Naufrágio de 1947, e a Menção Honrosa, na categoria “Parceria” (2024), com o projeto “Quem Somos: Os Rostos do Mar”, da comunidade piscatória de Lavra.
Para assinalar o terceiro aniversário deste importante equipamento cultural municipal, a Câmara de Matosinhos preparou um programa comemorativo para todos os gostos e idades já este fim de semana.
A entrada é gratuita, mas está sujeita à lotação dos espaços. Amanhã, destaque para a estreia do espetáculo de cariz circense “Circoreto”, pelas 16 horas, nos jardins adjacentes ao museu, numa estreia absoluta em Matosinhos. À noite, pelas 21h30, haverá uma visita dramatizada com a personagem do Visconde de Trevões (Emídio José Ló Ferreira), primeiro proprietário do palacete onde o MuMMa está instalado. Será uma oportunidade para os visitantes descobrirem os segredos e memórias deste palacete, bem como as vivências de Emídio Ló Ferreira em Portugal e no Brasil, onde granjeou uma fortuna colossal, que em parte colocou à disposição das comunidades de Matosinhos e de S. João da Pesqueira. As inscrições para esta visita estão já esgotadas.
No domingo, além de visitas orientadas ao museu, irá ter lugar uma edição especial da iniciativa “Criança traz adulto- À espera de respostas”, a partir das 15h00, cuja participação gratuita requer inscrição obrigatória (mumma @cm-matosinhos.pt).