Conteúdo atualizado em2024/06/1117:37
Doze projetos no âmbito desta iniciativa serão apresentados no Festival Climático de Matosinhos que vai decorrer no dia 13 de julho
A Câmara de Matosinhos tem vindo a desenvolver, desde março deste ano, o Laboratório de Cidadania pela Transição Climática de Matosinhos, com o apoio cientifico de uma equipa da Universidade de Aveiro.
No âmbito desta iniciativa, os cidadãos envolvidos no tecido associativo, empresarial ou da administração local, ou interessados em causas coletivas, puderam submeter candidaturas a projetos nos domínios da mobilidade, alimentação, energia e consumo com o objetivo de mobilizar a comunidade para uma mudança de hábitos nesses domínios, visando reduzir a meta da neutralidade carbónica para 85% já em 2030.
Após a fase de apresentação de candidaturas, as propostas em vigor são analisadas em reuniões de trabalho que têm vindo a decorrer nas quatro uniões de freguesia com o apoio de uma equipa do Laboratório de Planeamento e Políticas Públicas da Universidade de Aveiro, parceiro científico da autarquia nesta iniciativa.
Amanhã, 12 de junho, decorrerá a 11ª sessão na Junta de Freguesia de Guifões, pelas 18h30. Durante esta semana, estão previstas várias ações experimentais, nomeadamente na quinta-feira, 13 de junho, o workshop Nova vida às suas peças, Vidas e Partilhas, pelas 15h00; e no sábado, 15 de junho, a tertúlia dos Amigos das Árvores na Quinta de São Gens, pelas 14h00.
Terminado o ciclo de doze sessões nas uniões de freguesia, são doze as propostas que vão avançar. A cada sessão apareceram novos colaboradores e ideias inspiradoras para gerar impacto na mudança climática que podemos fazer na escala de proximidade. Até meados de julho vão ser realizadas ações experimentais no terreno, workshops, tertúlias e guias para inspirar novas ações.
No dia 13 de julho, decorrerá o 1º “Festival Climático de Matosinhos: experimentar a mudança” com o objetivo de mostrar e celebrar o trabalho realizado.
O festival será nos Jardins da Biblioteca Municipal Florbela Espanca, entre as 9h30 e as 18h00, muita animação com cinema e contos para crianças, passeios de bicicletas, workshops, ateliers e oficinas, dicas, tertúlias e conversas, feira de trocas e sessões de degustação, dança, música e muita festa. A entrada é livre.
O programa de atividades conta com o envolvimento e colaboração dos proponentes e colaboradores dos 12 projetos em desenvolvimento: “Ativar a Mobilidade”, “Comboios de bicicletas”, “Cacifos para a comunidade surf”, “Maria da Costa”, “Quinta verde”, “Horta à minha porta”, “Pomares Urbanos”, “Mais conhecimento, menos energia, CO2 e H2O”, “Peças que contam”, “Let’s Swap Senhora da Hora”, “Círculo dos Amigos das Árvores” e “Eco-Matosinhos”.