A nova horta de Sendim, em Matosinhos, foi ontem oficialmente inaugurada numa cerimónia em que foram assinados os protocolos de colaboração e entregues formalmente os 10 talhões, de aproximadamente 25 m2, para agricultura biológica.
A iniciativa insere-se no “Horta à Porta”, um projeto a que a Câmara de Matosinhos aderiu em 2005, em parceria com a Lipor, e que tem permitido implementar em vários locais do concelho hortas biológicas.
Trata-se de um projeto que visa promover a qualidade de vida da população, através de boas práticas agrícolas e da criação de espaços verdes dinâmicos, promovendo, em simultâneo, o contacto com a natureza, a redução da produção de resíduos, em especial da matéria orgânica, o desenvolvimento de hábitos saudáveis e de boas práticas ambientais de uma forma geral.
Quem se inscreveu para receber o talhão de terreno, recebeu também formação em agricultura biológica. Os produtos são para consumo próprio.
As únicas obrigações dos futuros agricultores são a manutenção da horta, mantendo-a de acordo com as regras do Regulamento, e a aplicação dos princípios de agricultura biológica. Neste projeto é disponibilizada água e um local para armazenar as ferramentas, assim como um compostor para a prática da compostagem.
Com este projeto promove-se a sustentabilidade agrícola e financeira, dando a possibilidade de os cidadãos produzirem os próprios alimentos, de forma mais sustentável e saudável.
A pré-inscrição no projeto pode ser feita através do preenchimento de requerimento próprio na Loja do Munícipe, ou através do site da Lipor - Projeto Horta a Porta.
Este projeto contou com o financiamento da candidatura PAOITI: Comunidades Sustentáveis.