Projeto inicia-se na próxima semana, depois das férias da Páscoa.
A bicicleta é um dos meios de transporte cada vez mais utilizado em espaço urbano associado à mobilidade.
Em lazer ou em trabalho, o uso da bicicleta tem vindo a aumentar em Portugal, apesar de ainda se encontrar muito longe dos valores de outras cidades europeias.
A Câmara Municipal de Matosinhos tem apoiado, junto da comunidade educativa, iniciativas de promoção do ensino e da utilização da bicicleta nas dinâmicas familiares diárias.
Uma dessas iniciativas foi a criação do projeto “Comboios de Bicicletas de Matosinhos”, que irá arrancar já na próxima semana, depois das férias escolares da Páscoa.
Desenvolvida pela Cooperativa Bicicultura, esta iniciativa da autarquia tem como objetivo promover a mobilidade sustentável, a autonomia das crianças, a educação ambiental e o exercício físico no seu dia a dia.
O Comboio de Bicicletas é formado por um grupo de crianças que, acompanhadas por monitores formados, os chamados “Maquinistas”, vão para a escola de bicicleta, num percurso e horários pré-definidos, tal como acontece com um comboio regular.
Para o efeito, foram selecionadas como escolas-piloto Escolas Básicas do 1º Ciclo do Agrupamento Abel Salazar (EB1 da Ermida, EB1 Padre Manuel de Castro e EB1 de Igreja Velha) e do Agrupamento Eng.º Fernando Pinto de Oliveira (EB Nogueira Pinto e EB da Praia).
Já os interessados em desempenhar as funções de “Maquinista” dos “Comboios de Bicicletas de Matosinhos”, que tenham capacidade de liderar grupos de crianças, prática no uso da bicicleta e vontade de transformar a comunidade de que fazem parte, podem inscrever-se em https://cicloexpresso.pt/maquinistas-candidaturas