Conteúdo atualizado em2024/09/0412:11
Autarquia patrocina Angélica André, Mafalda Pires de Lima e Ivanusa Moreira
Angélica André, na natação, e Mafalda Pires de Lima, na vela, são duas atletas do concelho de Matosinhos que representaram Portugal nos Jogos Olímpicos 2024 de Paris. Já Ivanusa Moreira, atleta e residente em Matosinhos, representou a seleção de Cabo Verde, na modalidade de boxe.
Angélica André nasceu em Matosinhos em 1994, iniciando a sua carreira no Leixões SC. Passou pelo Clube Fluvial Portuense e atualmente integra o FC Porto. Participou nos Jogos Olímpicos de Tóquio e, este ano, conquistou a medalha de bronze nos mundiais de Doha2024, assegurando a participação nos Jogos Olímpicos 2024. Em Paris, a nadadora terminou na 12ª posição prova de águas abertas, no rio Sena, alcançando a melhor classificação de sempre de uma atleta portuguesa nesta categoria.
Mafalda Pires, nascida em 1998 no Porto, é atleta do Clube Vela Atlântico (Leça da Palmeira) e foi a primeira mulher campeã de kitesurf em Portugal (2021). Em 2019, conquistou a medalha de prata no Campeonato Mundial de Snipe. Em Paris, foi a única portuguesa a competir em kitefoil, modalidade que se estreou nos Jogos Olímpicos, ficando em 14º lugar.
Ivanusa Moreira, mais conhecida por “Nancy Moreira”, nasceu em 1998 em Cabo-verde. Começou a carreira desportiva pelo atletismo, passando pelo futsal e pelo futebol. Aos 23 anos, ingressou no boxe e é atualmente atleta da Arena Fight Team, em Matosinhos, concelho onde reside. É embaixadora da campanha "Igual Igual - Igualdade de género no desporto", da Câmara Municipal de Matosinhos.
Participou nos Jogos Olímpicos de Tóquio e, em 2023, sagrou-se campeã africana de boxe. Nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, Ivanusa Moreira integrou o grupo de atletas cabo-verdianos contemplados pela Bolsa da Solidariedade Olímpica. Na competição, na categoria dos menos de 66 quilos, foi derrotada pela belga Oshin Derieuw por 2-3.
Os Jogos Olímpicos de Paris, recorde-se, decorreram de 26 de julho a 11 de agosto, envolvendo a participação de milhares de atletas oriundos de mais de 200 países que disputaram mais de 40 modalidades.
Considerando a importância das participações olímpicas das três atletas para a promoção das condições do concelho para a prática e o desenvolvimento de inúmeras modalidades desportivas, a Câmara Municipal de Matosinhos decidiu atribuir a cada uma das atletas um apoio financeiro no valor de 1500 euros (no total, 4500 euros). para o efeito, foram assinados ontem os Contratos-Programa de Patrocínio Desportivo, numa sessão onde estiveram, além das atletas, a presidente da autarquia, Luísa Salgueiro, o vereador do Desporto, Nuno Matos, e o administrador executivo da Matosinhos Sport, Henrique Calisto.