Desafio dos jovens do Conselho Municipal da Juventude na origem do projeto
Os jovens do Conselho Municipal da Juventude lançaram à Câmara Municipal de Matosinhos o desafio de desenvolver uma ação que possibilitasse combater a abstenção juvenil nos atos eleitorais e respetivo afastamento dos assuntos políticos e da comunidade.
Foi neste enquadramento que surgiu o Politicamente Informados, um projeto digital, interativo e informativo que pretende aproximar os jovens da política e do exercício de uma cidadania ativa responsável e participativa.
Através de novas e mais imediatas formas de comunicação os jovens de Matosinhos terão à sua disposição um espaço interativo que os informará sobre mecanismos e fóruns de participação na comunidade, sobre a importância de, e, como votar, sobre o tipo de eleições existentes em Portugal, sobre as estruturas governativas que fazem parte da nossa democracia, sobre os partidos políticos e quais as suas funções, entre outros temas para o exercício de uma verdadeira cidadania ativa e informada.
Haverá ainda um espaço para a comunidade juvenil apresentar as suas propostas, manifestar as suas preocupações e interesses, entre outras informações relevantes que permitirão delinear uma estratégia municipal de atuação participada e concertada com as suas necessidades.
A marca do projeto incindirá no termo #votasses# e na questão Porque Votas? desafiando os jovens utilizadores a descobrirem qual o seu impacto nas diversas áreas da sociedade. Para aumentar o engagement dos jovens com o Politicamente Informados, a campanha conta ainda com a participação dos influencers Pierre Zago e Catarina Oliveira.
A partir do dia 5 de outubro, data em que se assinala a implementação da República em 1910 e o fim da monarquia em Portugal, serão publicados vários posts no Facebook, Instagram e Youtube, para que os jovens, quando chamados a exercer o seu dever cívico e a sua cidadania, estejam Politicamente Informados. Paralelamente serão partilhadas até ao final do ano um conjunto de entrevistas feitas pelos nossos jovens deputadas da Assembleia Municipal Jovem aos deputados municipais.