Os jovens são considerados como um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento de uma política de juventude devidamente estruturada, onde o diálogo com a sociedade civil é a preocupação central.
Foi a partir desta preocupação que se lançou um desafio aos matosinhenses: desenvolver projetos de forma a enriquecer o relacionamento entre os jovens e a autarquia, sempre aberta à inovação e à participação de todos. No fundo o que se pretende é dar condições e estímulos para que a população juvenil possa desenvolver as suas próprias iniciativas, de uma forma participada e integrada, desempenhando um papel fundamental na transformação social.
Neste contexto, a constituição do Conselho Municipal da Juventude (CMJ) visa estimular a participação dos jovens na vida cívica, cultural e política do município, proporcionando-lhes meios para o estudo e debate sobre diversas temáticas que dizem respeito à juventude. Com a sua criação, a Câmara Municipal de Matosinhos pretende ir de encontro às aspirações dos jovens matosinhenses corporizando a nível concelhio um instrumento de diálogo e debate para os problemas juvenis, fomentando mecanismos de democracia participativa e aberta a todos e a todas.
Podem participar no CMJ, as entidades concelhias e jovens de acordo com o regulamento, desde que se sintam motivados e identificados com os objetivos a alcançar, ganhando voz ativa e crítica sobre o que sido realizado na área juvenil. Para mais informações devem dirigir-se a uma das Casas da Juventude.