Aberta ao público nos finais do ano de 1997, está situada num antigo palacete magnificamente recuperado pelo Arq. Álvaro Siza, sendo considerada um equipamento de referência na comunidade, um espaço único com versatilidade, flexibilidade e arquitetura, uma moldura perfeita para a concretização de atividades para os nossos jovens.
Com uma localização central, a Casa da Juventude, assume-se como um equipamento de projeção pluridimensional, de acesso à informação, à formação, à aprendizagem, ao lazer lúdico, ao entretenimento, ao conhecimento, ao empreendedorismo e à cidadania, almejando a consolidação de uma plataforma com condições favoráveis ao desenvolvimento da autonomia e da realização individual e grupal dos jovens.
Consubstanciado num plano de atividades e na disponibilização de serviços e projetos, que constituem pontos essenciais subjacentes a este equipamento, a casa da juventude é composta por uma equipa especializada, preparada para fornecer informações sobre os assuntos que mais diretamente atingem os jovens, disponíveis para os ouvir sobre as suas preocupações e projetos, responder aos seus anseios e encontrar soluções com vista à transposição de alguns obstáculos que encontram no seu dia-a-dia.
Neste equipamento, reflete-se as linhas estratégias da Divisão de Desporto, Juventude e Voluntariado, tornando-o um centro permanente de formação informal, dispondo para o efeito dos seguintes espaços:
Atendimento
Cafetaria
Sala de Convívio
Sala de Formação
Espaços, estes, adequados às funcionalidades dos vários serviços prestados, nomeadamente :
Consultas psicológicas para jovens
Orientação Vocacional
Apoio a candidaturas Concurso de Acesso ao Ensino Superior