O município de Matosinhos, no âmbito de uma gestão inteligente dos recursos e resíduos, está a implementar um conjunto de projetos que potenciam o papel do cidadão na correta gestão ambiental dos recursos e resíduos. A efetiva Proteção Ambiental, a Valorização do Resíduo como um Recurso, o Combate ao Desperdício Alimentar ou a Compostagem Doméstica são alguns exemplos dos projetos inovadores que o município desenvolve e que permitem a todos os cidadãos ser parte ativa e participativa na proteção do nosso ambiente. Os atuais padrões de consumo, os estilos de vida e o modelo de crescimento das economias refletem, a nível global, uma pressão constante sobre os recursos naturais existentes. É urgente implementar estratégias que conduzam à diminuição do consumo de recursos, minimização do desperdício e, consequentemente, à diminuição de resíduos. A dissociação entre o aumento do uso de recursos e o crescimento económico está na base do paradigma da Economia Circular. Torna-se necessário acelerar a transição para um modelo de crescimento regenerativo que restitua ao planeta mais do que se lhe retira, progredir no sentido do consumo de recursos não ultrapassar os limites do planeta e, nesse intuito, conseguir esforços para reduzir o impacte ecológico do consumo.
Mas os desafios de uma correta Gestão Ambiental não se findam na correta separação e valorização dos resíduos produzidos. Hoje as cidades estão na linha da frente no Combate às Alterações Climáticas, através da redefinição de processos, na alteração de infraestruturas e equipamentos para modelos mais eficientes que permitem caminhar para uma Descarbonização da Economia e um Crescimento Verde.
O município de Matosinhos é um município líder na correta gestão ambiental. Conheça os diferentes projetos e iniciativas que temos e participe.