Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos

Economia Azul

O BLUACT é um projeto de transferência de boas práticas na área da economia azul que pretende apoiar o empreendedorismo sustentável em investimentos relacionados com a economia do mar.

Esta rede de 7 cidades portuárias europeias, inclui Pireu (Grécia), Matosinhos (Portugal), Burgas (Bulgária), Mataro (Espanha), Ostend (Bélgica), Galati (Roménia) e Salerno (Itália) com o objetivo de partilhar boas práticas no empreendedorismo da Economia Azul. O projeto é financiado pelo programa URBACT III, da UE, que ajuda as cidades a desenvolver soluções sustentáveis, integrando os temas económicos, sociais e ambientais.

A cidade de Pireu apresenta como boa prática a iniciativa BlueGrowth, um concurso para empreendedores sobre a economia azul. O concurso anual é constituído por 4 fases: submissão da proposta, avaliação, cerimónia de entrega de prémios e um programa de incubação para as empresas.

O objetivo final da rede BluAct é “incentivar o crescimento da economia azul” nas cidades, através da criação de Grupos de Apoio Local, seguindo a metodologia do URBACT, e do envolvimento das partes interessadas.

Para saber mais visite a página do bluact.eu ou siga as contas do facebook ou do twitter.

imagem