Foi hoje assinado, nos Paços do Concelho, um acordo entre a Câmara Municipal de Matosinhos, a Área Metropolitana do Porto e a Resende, no âmbito do serviço de transporte público prestado no Concelho.
A cerimónia contou com a presença do Vice-presidente da Autarquia, Eduardo Pinheiro, do Vereador da Mobilidade e dos Transportes, José Pedro Rodrigues, Nuno Martins, da Resende, e de Avelino Oliveira, pela Área Metropolitana do Porto.
Avelino Oliveira destacou a plataforma coletiva de trabalho que o acordo representa e a diferença que irá fazer na vida das pessoas. Também Nuno Martins salientou todo o esforço das várias entidades que participaram num processo que “chegou a bom porto”. Já José Pedro Rodrigues frisou a importância do documento assinado para a mobilidade no Concelho. Por fim, Eduardo Pinheiro louvou a participação de todas as entidades envolvidas e “a melhoria considerável” que este acordo irá gerar junto da população.
O documento hoje assinado prevê a substituição de 19 viaturas por parte da Resende até 2018. Serão substituídas oito viaturas este ano, mais seis no próximo ano e outras cinco em 2018. O objetivo é melhorar a qualidade do material circulante. O acordo assegura ainda questões como o cumprimento de horários, informação ao público e implementação de sistemas de acompanhamento da operação pelo município em tempo real. Está ainda previsto a integração das linhas 104, 104N, 118, 119, 124 e 130 ao sistema intermodal Andante, alterações de traçado nas linhas 104, 106, 119, 121 e 130 e a nova linha 124 (entre os hospitais Pedro Hispano e Boa Nova).