Visita guiada pelo curador da exposição Miguel von Hafe Pérez
Miguel von Hafe Pérez, curador da exposição ‘Perpétua Transparência’, de Francisco Laranjo, patente na Galeria Municipal de Matosinhos até 28 de março, efetuou ao final da tarde de ontem uma visita orientada à exposição.
Integrante da programação complementar da exposição, a visita constituiu um momento de aproximação à obra do pintor, num diálogo intimista entre o curador e o público presente.
Recorde-se que a exposição ‘Perpétua Transparência’, de Francisco Laranjo abriu o calendário programático de 2024 da Galeria Municipal, reafirmando a importância deste artista no panorama nacional e internacional das Artes Plásticas.
Exposição pensada e desejada em vida pelo Artista, “Perpétua Transparência” é a primeira iniciativa que presta homenagem a Francisco Laranjo depois do seu desaparecimento precoce, em novembro de 2022.
Com curadoria de Miguel von Hafe Pérez, este regresso da pintura de Laranjo a Matosinhos estava há muito a ser planeado, delineado e concebido pelo próprio, acompanhado de um grupo de notáveis como Miguel von Hafe Pérez, Eduardo Souto de Moura e o filho Francisco, num trabalho de partilha e comunhão entre artistas e amigos.
Apresentar esta exposição é uma honra para Matosinhos, e para a sua Galeria Municipal, recebendo esta seleção bem representativa da obra de excelência de Francisco Laranjo, numa sentida homenagem ao Homem, Artista e Amigo.
A exposição apresenta uma seleção de obras do autor, com destaque para a pintura e o desenho a preto e branco, trabalhos de 1977 a 2022, que confirmam Francisco Laranjo como uma das presenças mais singulares no panorama da pintura portuguesa contemporânea.
O catálogo da exposição será lançado no dia 22 de março, pelas 18h30, na Galeria Municipal, e a exposição pode ser visitada até dia 30 de março.