Arquitetura de portas abertas
O Open House Porto está de regresso neste fim de semana. Depois do êxito da primeira edição, os municípios da Frente Atlântica do Porto voltam a associar-se à Trienal de Arquitetura de Lisboa e à Casa da Arquitetura para mostrar a melhor arquitetura.
Para esta segunda edição, são cinquenta e um os edifícios que estão de portas abertas hoje e amanhã.
A seleção, da responsabilidade do comissário da iniciativa, Jorge Figueira, e do Comissário-adjunto, Carlos Machado e Moura, permite consolidar o Open House Porto como uma grande festa da arquitetura do Porto, Gaia e Matosinhos.
O roteiro 2016 integra lugares privados de instituições reconhecidas, uma viagem por arquiteturas esquecidas e a revisitação da casa burguesa do princípio do século XX e da habitação de cariz social surgida após a revolução de 25 de Abril de 1974.
Os participantes têm acesso a um extenso programa de percursos e visitas onde podem ver e conhecer espaços que nem sempre são acessíveis, acompanhados por voluntários informados (visitas orientadas) ou mesmo pelos autores dos projetos, em visitas comentadas.
Hoje de manhã, uma das visitas aos Paços do Concelho de Matosinhos, um edifício da autoria do arquiteto Alcino Soutinho, foi feita pelo Presidente da Câmara, Guilherme Pinto, que explicou aos visitantes cada um dos pormenores mais relevantes deste edifício, símbolo do poder local no pós-25 de Abril. Esta visita contou ainda com a presença do Vereador da Cultura, Fernando Rocha.
No contexto da arquitetura contemporânea do Porto, o exterior ocre em pedra com um porticado ondulante surpreende quem visita os Paços do Concelho de Matosinhos, mas o espaço interior com pilares revestidos a azulejo e um átrio a toda a altura do edifício, reenvia-nos para as conquistas da arquitetura moderna. O átrio, a sala de sessões pública, onde se realizam as assembleias municipais e as reuniões de câmara públicas, e ainda o salão nobre, com a sua imponente cúpula, foram alguns dos locais visitados com comentários e explicações feitos pelo Presidente da Câmara. E Guilherme Pinto fez questão de mostrar ainda mais. O autarca levou os visitantes ao seu Gabinete e à área da Presidência, nomeadamente, às salas onde são recebidos os convidados e entidades oficiais.
Esta segunda edição do Open House Porto aposta num aumento de visitas comentadas contando com o envolvimento de 62 especialistas entre os quais os autores dos projetos de arquitetura. Para facilitar a fluidez das entradas, a grande maioria dos espaços não requer reserva prévia, nem reserva antecipada. A entrada é feita por ordem de chegada permitindo assim dar acesso a um maior número de pessoas possíveis, o que reforça o carácter inclusivo do evento.
A Casa de Chá da Boa Nova, a Piscina das Marés, a Quinta da Conceição e a sua Piscina, o Farol de Leça, o Terminal de Cruzeiros, a Casa da Arquitectura, as Casas Pátio, o Conjunto Habitacional da Seara, as Quatro Casas, o complexo do Metro em Guifões - que inclui o posto de comando central e o parque de manutenção e oficinas - , são os restantes espaços de Matosinhos que podem ser visitados.
Criado em 1992 por Victoria Thornton, o Open House nasceu em Londres e desde então estendeu-se a todo o mundo abrangendo 31 países, desde grandes metrópoles como Nova Iorque e Roma até a algumas das cidades mais cool como
Barcelona e Buenos Aires. Este ano o Open House estreou-se em Lagos (Nigéria) e Milão (Itália). Integrado no Open House Worldwide, Portugal é um dos poucos países com duas cidades Open House (Porto e Lisboa) e o único a agregar três
cidades.
Roteiro completo e mais Informações em: www.openhouseporto.com
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais
Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20