O Teatro Municipal de Matosinhos - Constantino Nery recebeu ontem, 24 de maio, pelas 21h30, “Uma Noite na Lua”, uma comédia que fala de um escritor sem um único título publicado que luta para, enfim, terminar uma peça sobre um homem solitário. A personagem intensa processa as suas ideias em cima de um palco e vive atormentado pela recordação de Berenice, sua ex-mulher. “Um profundo questionamento sobre as relações humanas e suas dores e delícias”, diz o texto de apresentação da peça.
O ator Gregório Duvivier regressa assim a Portugal com o monólogo “Uma noite na Lua”, uma peça do autor brasileiro João Falcão, estreada na década de 1990, e que Gregório Duvivier recuperou em 2012, tendo feito apresentações sucessivas no Brasil.
O ator, que ficou conhecido dos portugueses através do coletivo de humor “Porta dos Fundos” (transmitida pelo canal de cabo Fox), é também escritor, guionista, cronista e poeta, tendo vencido o prémio APTR com a peça “Uma noite na lua”. É considerado no Brasil como um dos mais extraordinários talentos revelados nos últimos anos.
Considerado “um texto excecional da nova dramaturgia brasileira” pelo jornal “O Globo”, “Uma Noite na Lua” iniciou em Matosinhos uma digressão por vários palcos portugueses, depois de, em 2015, ter registado uma sucessão de lotações esgotadas nas salas por onde passou.