Simpósio quase no fim
Três peças escultóricas têm vindo a ser trabalhadas no espaço do parque de estacionamento existente junto à Galeria Municipal desde o dia 1 de junho.
A iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Matosinhos – o Simpósio de Escultura em Mármore - permite assistir ao vivo ao processo que transforma um bloco de pedra numa obra de arte.
A iniciativa, integrada na programação da Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2016, conta com a participação de três conceituados artistas plásticos: Paulo Neves, Victor Ribeiro e o galego Alvaro de la Vega, todos representados em destacadas coleções públicas e privadas, nacionais e internacionais.
O certame, que tem como tema central a exaltação e comemoração da atribuição à cidade de Matosinhos de Capital da Cultura do Eixo Atlântico, está praticamente concluído. As peças de Victor Ribeiro e de Alvaro de la Vega vão ser instaladas nos jardins envolventes da Galeria Municipal até amanhã, dia 15 de junho, e a peça de Paulo Neves foi já colocada numa área ajardinada junto à ponte móvel, em Leça da Palmeira.
Em declarações ao público online Victor Ribeiro refere que "as nuvens não conhecem fronteiras". E foi justamente nisso que se inspirou para fazer a sua peça. As nuvens "recolhem a água aqui, passam-na para acolá e não vão presas por causa disso", brinca. Paulo Ribeiro está também a "partir pedra" para criar uma "peça muito simples". Como vai para um espaço "muito aberto", vai chegar aos cinco metros de altura. O artista escolheu o mármore preto para espelhar a "relação entre a Galiza e o norte de Portugal". "É na relação entre o quadrado e o cilindro que as coisas funcionam", explica. A peça é adornada com uns "pequenos baixos-relevos ondulares", que representam "esta coisa do mar de Matosinhos e da Galiza". E diretamente da Galiza vem Alvaro de la Vega com a ideia de "juntar forças" numa peça que assume a figura humana. Partindo do plano de simetria, Alvaro utilizou um material com cor "levemente diferente". Um mármore mais escuro e outro mais claro, dois materiais na mesma peça que, "em teoria", se poderia fazer só com um. E que parte da diferença, mas sobretudo da "colaboração, da coordenação das políticas locais entre regiões". "A arte propõe ideias que depois irão parar à política, à economia. Está muita gente a trabalhar na ideia de estabelecer correntes que superam as fronteiras, sobretudo, em países tão semelhantes cultural e etnograficamente", esclarece o galego.
Já Fernando Rocha, Vereador da Cultura e Turismo da Câmara de Matosinhos, salienta “com a cidade de Matosinhos como Capital da Cultura do Eixo Atlântico, esta é uma oportunidade de consolidar um conjunto de programas [ligados às artes] e de dar mais um passo em frente para atingir outros públicos". “Depois da constituição da Frente Atlântica, passou-se de um universo de 200 e poucas mil pessoas para mais de um milhão. Mas com o alargamento ao noroeste peninsular, atingimos um universo de mais de seis milhões de pessoas".
De referir que o Simpósio de Escultura em Mármore permitirá enriquecer o património artístico de Matosinhos, que conta já com um conjunto de peças de grande qualidade, de artistas como Irene Vilar, Gustavo Bastos, Barata Feyo, Lagoa Henriques, Armando Alves, Zulmiro de Carvalho ou Janet Echelman.
Ainda este ano, recorde-se, a cidade passará a contar com mais duas obras de conceituados artistas nacionais. Julião Sarmento está a conceber um monumento que homenageará o liberalismo português e o único primeiro-ministro natural de Matosinhos, Manuel da Silva Passos (Passos Manuel). Rui Anahory criará também um conjunto escultórico de evocação dos operários e operárias da indústria conserveira, que ficará na futura praça de Matosinhos-Sul. A coleção de arte pública da cidade será ainda beneficiada pela intervenção que requalificará o mural cerâmico de José Emídio, instalado no Parque 25 de Abril.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais
Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20