O Museu Quinta de Santiago assinala a data com uma programação adaptada à contingência atual
“Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão” é o tema da edição deste ano do Dia Internacional dos Museus, efeméride celebrada anualmente a 18 de maio e à qual Matosinhos, uma vez mais, se associa.
Tendo em conta o papel social dos museus, a escolha da temática para este ano tem por objetivo promover a diversidade e a inclusão nas instituições culturais, desenvolvendo experiências significativas para pessoas de todas as origens.
O Dia Internacional dos Museus, recorde-se, foi instituído em 1977 pelo ICOM - Conselho Internacional de Museus, no sentido de contribuir, junto da sociedade, para uma reflexão sobre o papel dos Museus no seu desenvolvimento.
Em Matosinhos, reabre, na segunda-feira, o Museu Quinta de Santiago (também a Galeria Municipal e a Casa do Design) com novas regras, tendo em consideração o necessário distanciamento social.
No Museu Quinta de Santiago continuará patente a exposição de fotografia de Alfredo Cunha “O Tempo das Mulheres”. Na Galeria Municipal será possível visitar a exposição de Helena Almeida "Habitar a obra", de obras da coleção da Fundação de Serralves. Já a Casa do Design expõe “MANUEL LAPA - Da luz e das sombras”.
O horário de funcionamento será das 09h00 às 13h00. O uso de máscara é obrigatório.
Atendendo aos constrangimentos provocados pela atual pandemia por COVID 19, entendeu-se assinalar o Dia Internacional dos Museus com uma programação especial adaptada à nova realidade em que vivemos e centrada nas novas tecnologias.
A Presidente da Câmara Municipal defende que “a aposta feita nos últimos dois anos na animação da cidade, na promoção turística e na cultura não pode parar”. “Temos de ajudar as famílias e as empresas neste momento para que no futuro- o mais próximo possível- Matosinhos volte a ser uma referência cultural a nível metropolitano e até além-fronteiras”, afirma Luísa Salgueiro.
Já o Vice-presidente da Autarquia e Vereador da Cultura recorda que, no passado mês de abril, o Museu Quinta de Santiago celebrou 24 anos de atividade. “Encerramos provisoriamente em março as portas por motivos de prevenção, à semelhança de muitas outras instituições culturais do país e do mundo, mas nunca paramos. Continuamos a trabalhar de forma a garantir o acesso gratuito à cultura através das plataformas digitais”, explica Fernando Rocha.
Para a comemoração do Dia Internacional dos Museus, a Câmara Municipal aposta num conjunto de atividades nas várias plataformas digitais do Museu Quinta de Santiago, que permitem uma maior interação com o público através das redes sociais.
Consulte o programa e acompanhe, ao longo do dia, as várias atividades no Facebook, Instagram e Twitter do Museu Quinta de Santiago, bem como no site oficial da autarquia.
Fernando Rocha refere ainda, a propósito da temática escolhida para a edição deste ano, que “os museus são um importante meio de intercâmbio cultural, enriquecimento de culturas e desenvolvimento de entendimento mútuo, cooperação e paz entre os povos”, pois “são capazes de criar experiências significativas para o ser humano e a sua relação com os outros, promovendo, através da arte, de exposições, de conferências e de programas educacionais, a discussão que visa minorar as dificuldades de acesso ao Museu, à cultura, à arte e à educação”.
A Câmara Municipal de Matosinhos lança, por isso, o apelo à participação de todos nas várias atividades, celebrando a diferença que nos caracteriza na semelhança de sermos seres humanos.
Mensagem da Presidente da Câmara, Luísa Salgueiro no Dia Internacional dos Museus
Mensagem do Vice-presidente e Vereador da Cultura, Fernando Rocha, no Dia Internacional dos Museus
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais
Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20