Primeiro-ministro vai testar
CEIIA acolheu assinatura de memorando de entendimento para a criação de rede de laboratórios colaborativos e do contrato para o desenvolvimento de um veículo interativo com funções autónomas em ambiente urbano.
A Câmara Municipal de Matosinhos assinou hoje, 22 de julho, o memorando de entendimento para a criação de uma rede de laboratórios colaborativos que pretende colocar Portugal na vanguarda tecnológica em matéria de mobilidade e investigação aeroespacial. A cerimónia decorreu nas instalações do CEIIA-Centro de Excelência para a Inovação da Indústria Automóvel, sediado em Matosinhos, e foi presidida pelo primeiro-ministro, António Costa, que se voluntariou para testar o futuro veículo elétrico interativo que está a ser desenvolvido em Matosinhos, cujo contrato foi também hoje assinado.
Incluída no Plano Nacional de Reformas lançado pelo 21º governo, a iniciativa Laboratórios Colaborativos junta instituições do ensino superior, centros de investigação, autarquias e cerca de uma vintena de empresas tecnológicas em torno do objetivo de diversificar a base económica do país, espalhando pelo território um conjunto de projetos de investigação tecnológica que permitam a criação de riqueza e de emprego qualificado, colocando Portugal na vanguarda de domínios como a mobilidade elétrica e a engenharia aeronáutica e aeroespacial.
“Esta é uma oportunidade única de aceder a novos mercados e a novas ideias, demonstrando que o conhecimento cria emprego e riqueza”, sintetizou o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, na apresentação da iniciativa. Na mira destes projetos está, por exemplo, a conceção de satélites mais pequenos do que os atuais.
“Como é possível não ser otimista e não confiar na capacidade dos jovens investigadores?”, questionou o primeiro-ministro depois de visitar o CEIIA e de tomar conhecimento dos vários projetos que ali são desenvolvidos, das bicicletas de uso partilhado às peças do novo militar avião Embraer KC-390, passando pelo automóvel Be, que António Costa se ofereceu para testar.
“Podemos ser competitivos a ganhar valor apostando na inovação”, disse o governante, que descreveu a assinatura do memorando de entendimento como um “pacto de confiança”. “O essencial é ter os olhos postos no futuro”, reforçou, salientando ainda o papel integrador dos autarcas nesta matéria.
Durante a cerimónia foi ainda assinado o contrato para desenvolvimento do veículo interativo com funções autónomas em ambiente urbano, o Be.
Para além de Manuel Heitor e de António Costa estiveram presentes no CEIIA Manuel Caldeira Cabral, ministro da Economia, e José Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente, para além dos presidentes de câmara do Porto, de Gaia, de Évora, de Braga e de Guimarães, que também integram a iniciativa Laboratórios Colaborativos. A Câmara Municipal de Matosinhos esteve representada pelo vice-presidente, Eduardo Pinheiro, pela presidente da Assembleia Municipal, Palmira Macedo, e pelos vereadores do Urbanismo e da Educação, Joana Felício e António Correia Pinto.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais
Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20