Apresentação da Casa da Arquitetura
“Be a Part Of” incluiu concerto com Orquestra Jazz de Matosinhos, conferências, visitas guiadas à obra, o lançamento do livro “Álvaro Siza | Casa de Chá da Boa Nova”, workshops para crianças e feira do livro
O primeiro dia da apresentação internacional da Casa da Arquitectura ficou marcado pelo regresso a Matosinhos do arquiteto Álvaro Siza, que protagonizou uma animada conversa com Alexandre Alves Costa, a propósito do lançamento do livro “Álvaro Siza/Casa de Chá da Boa Nova” pela editora AMAG.
Ao longo da tarde não faltaram interessantes debates com alguns dos melhores profissionais da área nacionais e estrangeiros.
Destaque para o grande concerto que a Orquestra Jazz de Matosinhos proporcionou à população no edifício da Real Vinícola, acompanhado pela projeção de imagens “Ruptura Silenciosa”, um projeto que alia a arquitectura ao cinema.
Recorde-se que este evento pretende dar a conhecer a Casa da Arquitetura que, a partir da primavera de 2017, ocupará parte das instalações da Real Vinícola. O futuro Centro Português de Arquitectura ocupará precisamente uma área de 4.700 m2 do edifício que está a ser reabilitado pela Câmara Municipal de Matosinhos na Avenida Menéres, o que permitirá congregar num só espaço o tratamento dos arquivos de arquitetura e uma extensa área expositiva que exibirá ao grande público as coleções residentes e os projetos expositivos próprios ou desenvolvidos em parceria com outras entidades.
O projeto é da autoria do arquiteto Guilherme Vaz.
Além da futura sede da Orquestra de Jazz de Matosinhos, o edifício albergará ainda um conjunto de espaços comerciais. O investimento total ronda os oito milhões de euros.
“Be a Part of”, a apresentação internacional da Casa da Arquitectura, chega hoje ao fim, mas ainda há muito para ver, refletir e debater.
Constituindo um convite à comunidade para que se envolva neste projeto de âmbito nacional e internacional, o evento abriu também um espaço de diálogo da Casa da Arquitectura com outras instituições nacionais e internacionais, nomeadamente as fundações Gulbenkian e de Serralves, tendo-se realizado hoje de manhã um debate que incluiu a intervenção de Nuno Sampaio, diretor executivo da Casa da Arquitectura, na qual explicou as linhas gerais do futuro da instituição. O encontro decorreu nos Paços do Concelho e contou com a presença do Vereador da Cultura, Fernando Rocha, da Vereadora do Ambiente, Joana Felício, da deputada Luísa Salgueiro, membros do conselho de fundadores da Cada da Arquitectura, entre diversos convidados.
A tarde continuou repleta de atividades na Real Vinícola, tendo começado com nova visita aberta à obra Real Vinícola com o Vereador Fernando Rocha.
Destaque ainda para o último ponto do programa, o Ciclo Conferências da Casa, que decorre hoje, pelas 21.30 horas, com Eduardo Souto Moura, João Luís Carrilho da Graça, Carme Pigem e Ramon Vilalta.
A Casa da Arquitectura é, recorde-se, um projeto de âmbito nacional dedicado à divulgação, ao arquivo e à valorização da arquitetura. No seu acervo estão já representados, entre outros, projetos e maquetas dos três Prémios Pritzker de língua portuguesa: Álvaro Siza Vieira, Eduardo Souto de Moura e Paulo Mendes da Rocha.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais
Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20