O Corredor Verde do Leça é um projeto ambiental e de mobilidade, com um forte cariz cultural, económico, turístico e social, que vai permitir a valorização paisagística e ambiental do rio Leça e das suas margens, e contribuir para a coesão territorial, unindo o litoral ao interior, através de um canal próprio destinado à utilização dos modos suaves de transporte.
Além da requalificação e revitalização das margens do rio Leça e da sua envolvência, o projeto prevê a construção de um percurso pedestre e ciclável ao longo das suas margens, criando uma alternativa de mobilidade para as deslocações quotidianas, a pé e de bicicleta, entre as zonas residenciais e as zonas empresariais localizadas na sua envolvente.
O projeto está a ser executado em três fases, num total de 18 km intervencionados:
1ª fase:
Entre as pontes de Moreira e da Pedra (incluindo a ligação a Picoutos), numa extensão de 6, 9 km, foi concluída no passado mês de julho. A obra contou com financiamento no âmbito de uma candidatura ao programa Norte 2020 no valor de 5 291 427,06€, sendo que o valor do investimento elegível foi de 6.294.701,32€.
2ª fase:
Compreende as pontes de Moreira e do Carro, numa extensão de 6,1 km.
A empreitada já está em curso e tem conclusão prevista para meados do próximo ano.
3ª fase:
Entre a Ponte do Carro e o Porto de Leixões/ Foz do Rio Leça, com ligações ao centro de Matosinhos e de Leça da Palmeira, terá uma extensão de 4,7 km e encontra-se em fase de estudo.
Queremos a sua opinião sobre o Corredor Verde do Leça!