Objetivo é qualificar os recursos humanos para responder aos desafios do mercado
O município de Matosinhos aderiu ontem ao programa “Formação + Próxima” que o Turismo de Portugal está a implementar, no âmbito do Plano Reativar o Turismo – Contruir o Futuro assente na Estratégia para o Turismo 2027.
O objetivo é a adoção de medidas que estimulem a economia e a atividade turística, permitindo superar as metas de sustentabilidade económica, ambiental e social, promovendo o Turismo ao longo de todo o ano e em todo o território, mantendo as pessoas - profissionais, turistas e residentes - no centro da Estratégia e da Ação.
O protocolo de cooperação assinado entre a Câmara Municipal de Matosinhos e o Turismo de Portugal, através da Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, prevê um conjunto de ações de formação com vista à promoção do desenvolvimento das competências e o reforço da qualificação dos recursos humanos do setor, um dos mais afetados pela pandemia.
A cerimónia contou com a participação, por videoconferência, da Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, da Vereadora do Turismo, Marta Pontes, do Diretor da Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, Paulo Vaz, e com a presença de vários parceiros e agentes económicos locais que aderiram à iniciativa.
“O nosso objetivo é retomar os indicadores que tínhamos antes da pandemia, mas numa perspetiva de, com menos, fazer mais”, explicou Paulo Vaz. A nível nacional, durante três anos, o programa “Formação + Próxima” abrangerá 75 mil pessoas, envolvendo as 12 escolas de hotelaria e turismo existentes. A formação será presencial (200 horas por município) e online (2 módulos de 3 horas) e deverá arrancar depois da Páscoa.
O programa permite ainda a integração de jovens refugiados do conflito da Ucrânia que procuram trabalho nesta área em Portugal.
Já a Vereadora do Turismo apresentou a estratégia de Matosinhos para o setor, sublinhando o crescimento de 75% em presenças do município em eventos/feiras nacionais e internacionais nos últimos quatro anos, sobretudo com a aposta em produtos como o turismo de negócios, gastronomia, orla costeira, Caminhos de Santiago, deportos e atividades náuticas, e o crescimento de 128% no que respeita a atendimentos nos postos de turismo.
Para mitigar o impacto negativo da pandemia, a autarquia implementou várias medidas como “Matosinhos.come”, “Matosinhos.come- take away”, o Fundo de Emergência Municipal, o alargamento de esplanadas, a realização de testes covid-19, entre outras.
Também para alavancar o setor, a autarquia apostou em eventos gastronómicos como o Rally Fish, o Menu Degustar Matosinhos, o VisiEat Angeiras, mas também em outros eventos de projeção internacional como o Rally de Portugal ou o QSP Summit, além da realização de campanhas de promoção, da criação de um novo mapa turístico, entre outras medidas.
Em desenvolvimento estão projetos como a promoção do produto “Caminhos de Santiago” e “Orla Costeira”, a atualização do Plano Estratégico de Marketing Turístico, a criação do Observatório do Turismo, a promoção económica do património natural e rural (e assegurar a sua conservação), entre outros.
Uma das principais necessidades verificadas no terreno é a falta de capacitação dos agentes do setor do turismo para os desafios crescentes do mercado, daí a aposta na criação de programas de formação profissional, ajustados às necessidades do Turismo.
Assim, serão implementadas ações de formação destinadas quer aos recursos humanos quer aos empresários da restauração, empreendimentos turísticos, alojamento local, operadores turísticos/ agência de viagem e atividades complementares, em áreas temáticas como marketing digital, sustentabilidade, eficiência emergência, economia circular, liderança e gestão de equipas, atitude e postura profissional, novas tendências em cozinha, vinhos, vocabulário técnico em inglês e Excel avançado.