A Linha Verde está pronta e foi inaugurada no passado dia 30 de Julho pelo ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino.
A Linha Verde do Metro está pronta e foi inaugurada no passado dia 30 de Julho (sábado) pelo ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino. Posteriormente, abriu ao público pelas 19 horas. Na primeira viagem oficial da Linha C também estiveram presentes o presidente da Metro do Porto, Valentim Loureiro, o director operacional da empresa, Oliveira Marques, e diversos presidentes de câmara de concelhos do Grande Porto, entre os quais Narciso Miranda. Esta extensão da rede desde o Estádio do Dragão até ao centro da Maia, passando por Matosinhos, totaliza vinte e duas estações, das quais sete forma construídas de raiz: duas no concelho da Maia (Parque da Maia e Fórum) e cinco no concelho de Matosinhos (Fonte do Cuco, Cândido dos Reis, Pias, Araújo e Custió). No futuro, este troço contará com mais uma estação, reivindicada pela Câmara de Matosinhos – a plataforma de Cal será construída entre Pias e Araújo. Grande parte do trajecto surge de um aproveitamento da velha linha de comboio da Trofa e adaptação da travessia ferroviária sobre o rio Leça e a Estrada Nacional 13, conhecida por ponte dos Arcos. Há, no entanto, 3 KM executados de raiz, onde se encontram instaladas as duas estações da Maia. Na envolvente das cinco novas estações do concelho de Matosinhos, irão nascer parques de estacionamento ao ar livre e todas as plataformas terão abrigos e contarão com bares e instalações sanitárias. A empresa do Metro estima que a Linha Verde terá 1,8 Milhões de utentes por ano. O investimento nesta extensão de 6,8 KM, da Estação da Senhora da Hora ao centro da Maia, totalizou 103 Milhões de Euros.