Imagem linha mar 1 2500 2500 1 2500 2500

“A Linha do Mar”

Escultura de Pedro Cabrita Reis inaugurada em Leça da Palmeira

15.12.19

A Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, inaugurou na manhã de hoje uma peça escultórica da autoria do artista plástico e pintor Pedro Cabrita Reis, um dos principais embaixadores do movimento neo-minimalista em Portugal, com trabalhos expostos em todo o mundo.

A escultura localiza-se junto ao Farol da Boa Nova, na Avenida da Liberdade, em Leça da Palmeira. Denominada “A Linha do Mar”, a peça é composta por vigas de ferro HA400 apresentando uma nova perspetiva sobre a linha de horizonte do mar e sugerindo diversas interpretações através da forma e geometria e da sua sobreposição com o oceano. Composta por cinco grupos de vigas, sendo exclusivamente construída com recurso a este material, o conjunto escultórico enquadra a paisagem num esquema de linhas verticais de dimensões variáveis dispostas sobre uma base horizontal ao longo de 40 metros da marginal desenhada pelo Arquiteto Álvaro Siza Vieira.

Para marcar o momento da inauguração, o diseur e divulgador de poesia Isaque Ferreira, declamou alguns poemas da autoria de António Nobre, Florbela Espanca, Isabel Meyrelles, Sophia de Mello Breyner Andresen e Egito Gonçalves.

Marcaram presença nesta cerimónia a Presidente da Assembleia Municipal de Matosinhos, Palmira Macedo, o Vice-presidente da Câmara de Matosinhos, Fernando Rocha, e o artista Pedro Cabrita Reis.

Pedro Cabrita Reis formou-se na área de artes plásticas - pintura, na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. É um dos principais artistas de sua geração. Tem exposto e participado em várias exposições internacionais, incluindo a Documenta IX, em 1992. Em 2003, representou Portugal na Bienal de Veneza. Atualmente, participa na X Bienal de Lyon, com duas grandes obras. Em Hamburg Kunsthalle, a sua primeira exibição num museu alemão, apresentou cerca de sessenta esculturas, incluindo pinturas, desenhos e fotografias.

not_escultura__1_
not_escultura__2_